19 ABR 2023
CONFIRA O QUE ABRE E O QUE FECHA EM SERTÃOZINHO E CRUZ DAS POSSES NO FERIADO DE TIRADENTES
Atualizada em 20/04/2023 às 08h58

Nesta sexta-feira (21) é feriado nacional de Tiradentes. Por esse motivo, a maior parte das repartições municipais não funcionará nesse dia e algumas estarão em sistema de plantão. No Paço Municipal, por exemplo, não haverá expediente e as atividades serão retomadas na segunda-feira (24), a partir das 8h30.

Confira como ficará o funcionamento de outros órgãos e serviços municipais:

- CENTRAIS DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO E POUPATEMPO – Os atendimentos, tanto dos serviços municipais, quanto dos estaduais, estarão suspensos somente sexta-feira (21), funcionando normalmente no sábado (22). É importante lembrar que o cidadão só deve comparecer ao local em data e horário agendados previamente no portal poupatempo.sp.gov.br.
Como funciona no prédio da Secretaria Distrital (Subprefeitura), a Central de Atendimento de Cruz das Posses permanecerá fechada de 21 a 23 de abril, retornando o atendimento na segunda-feira (24), às 8h30.

- SAEMAS O setor administrativo não funcionará no dia 21 de abril, retornando na segunda-feira (24), em horário normal. Porém, como é habitual, o departamento de manutenção trabalhará em sistema de plantão. Em casos de emergência, basta que o cidadão ligue: 0800 010 46 46.

- UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBSs) – As Unidades Básicas de Saúde de Sertãozinho permanecerão fechadas da sexta-feira (21) ao domingo (23). Os atendimentos voltarão ao normal na segunda-feira (24), às 7h.
A unidade de Cruz das Posses segue com atendimento normal, 24 horas, exceto a sala de vacinas, que retorna no dia 24, das 7h30 às 14h45, sem pausa para o almoço.

- UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) E UBS “DR. LUIZ ALBANEZ NETO” – O atendimento da UPA a urgências e emergências seguirá normalmente, 24 horas por dia. A UPA está localizada à rua Pedro Carleto Neto, 120 – Jardim Grande Aliança. Telefone: (16) 3947-1590.
A USF “Dr. Luiz Albanez Neto”, no Jardim Helena, estará aberta à população para atendimentos de emergência durante o feriado nesta sexta (21), das 7h às 22h. No sábado (22) e no domingo (23), o funcionamento será das 07h às 19h. Esta unidade de saúde funciona como unidade de apoio à UPA e fica localizada à Rua Sebastião Damacena, 257.

- ESCOLAS MUNICIPAIS – As aulas serão suspensas na sexta (21), seguindo o feriado nacional, sendo retomadas na segunda-feira (24).

- CENTRO DE ARTES E ESPORTES UNIFICADOS “EURIDES FERRAZ TEIXEIRA” (CEU DAS ARTES) – Estará fechado na sexta-feira (21), devido ao feriado, funcionado normalmente no sábado (22), das 8h às 21h. No domingo (23) e na segunda-feira (24), estará fechado, como de costume, retomando as atividades na terça-feira (25), das 8h às 21h.

- POSTO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS (PÓRTICO) – No dia de Tiradentes (21) e no sábado (22), o Posto de Informações Turísticas (PIT), localizado no pórtico da cidade, funcionará normalmente, das 9h às 21h. O mesmo horário será seguido no sábado (22) e no  domingo (23) e ao longo da semana.

- PARQUE DO CRISTO SALVADOR – O ponto turístico funcionará normalmente, das 9h às 21h, da sexta-feira (21) até o domingo (23). O local estará em funcionamento no mesmo horário ao longo da semana, ininterruptamente.

- PARQUE ECOLÓGICO E DE LAZER “GUSTAVO SIMIONI” – O atrativo turístico funcionará normalmente de 21 a 23 de abril, com entrada permitida das 9h às 17h e fechamento às 18h. O local estará fechado para manutenção, como habitual, na segunda (24) e na terça (25), retomando as atividades na quarta-feira (26).

- PARQUE LINEAR – Da sexta-feira (21) até o domingo (23), abrirá normalmente, das 6h às 22h. O Parque Linear funciona todos os dias da semana, nesse mesmo horário.

- CENTRO OLÍMPICO “MARIA ZEFERINA RODRIGUES BALDAIA” – Funcionará de sexta (21) até domingo (23) em horário reduzido: das 7h às 16h, voltando a abrir das 6h às 21h na segunda-feira (24). As demais praças esportivas estarão fechadas.

- ECOPONTOS – Na sexta-feira (21) e no domingo (23), funcionarão em esquema de plantão apenas as unidades dos bairros Jardim Campo Belo, Jardim Nova Europa III, Jardim Santa Rosa II, Jardim São José e Jardim Veneto I, das 8h às 12h e das 14h às 18h. No sábado (22) todos os ecopontos estarão em funcionamento normal, no mesmo horário.
Os endereços dos 16 pontos de descarte estão disponíveis no site da prefeitura, na página da secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.

- COLETA DE LIXO DOMICILIAR E SELETIVA – No dia do feriado (21), a coleta de lixo domiciliar funcionará em regime de plantão, atendendo as principais avenidas e o centro da cidade, voltando a ser realizada normalmente no sábado (22). Já a coleta seletiva será suspensa na sexta-feira, retornando ao atendimento normal na segunda (24). É recomendado que os moradores dos bairros atendidos pela coleta seletiva às sextas-feiras guardem os resíduos em local coberto até a sexta da semana seguinte.

- UBS ANIMAL “ELZA MOSCHINI MARQUES” e CANIL DE ADOÇÃO “DR. JOÃO CALDIN FILHO” – Estarão fechados no feriado (21) e no domingo (23). No sábado (22), o atendimento será das 8h às 12h. Na segunda-feira o Canil Municipal e a UBS Animal voltarão a funcionar das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Luciana Nascimento