“Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social” será o tema da 7ª Conferência Municipal da Cidade, realizada em Sertãozinho no dia 14 de junho, das 8h às 17h, na Câmara Municipal “Vereador Jamil M. Abdalla”.
A Conferência estará dividida em cinco eixos, sendo:
- Urbanismo e habitação: moradia digna, equidade e justiça socioterritorial;
- Infraestrutura e mobilidade: serviços públicos de transporte de qualidade, mobilidade sustentável, redes e sistemas viários;
- Meio ambiente e mudanças climáticas: saneamento ambiental (água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana), desenvolvimento econômico com justiça socioambiental, e áreas verdes e áreas protegidas;
- Cidades inteligentes: transformação digital, plataforma colaborativa e sistemas de monitoramento;
- Governança e participação social: projetos integrados e instrumentos de planejamento local e regional.
O evento, organizado pela Secretaria de Orçamento e Desenvolvimento Urbano de Sertãozinho, contará com membros da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Habitação, além de uma palestra com José Police Neto, subsecretário da Pasta.
A Câmara Municipal fica localizada à Avenida Egisto Sichieri, nº 1.289 – Jardim Diamante.
CONFERÊNCIA DAS CIDADES
A cidade é um bem comum construído permanentemente por muitos agentes. A cidade é também o lugar de moradia de mais de 85% das pessoas no Brasil. Dessa forma, decisões com impactos nas cidades devem ser tomadas de forma compartilhada pelas pessoas e organizações que atuam de diferentes formas na produção e uso do espaço urbano.
Segundo a Cartilha da 7ª Conferência Estadual das Cidades do Governo de SP, o evento permite a organização de debates locais e regionais sobre as políticas de desenvolvimento urbano por meio do reconhecimento das carências comuns, intercâmbio das boas práticas e construção de uma agenda moderna para enfrentar os crescentes problemas urbanos, fortemente marcados pelo impacto das mudanças climáticas e pela iniquidade socioeconômica do uso e ocupação do território.
Ana Carolina Milani
Departamento de Comunicação PMS