Nesta quarta-feira, 3 de julho, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, realizou a entrega de cordões de girassóis para algumas pessoas atendidas pelo Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência. A ação foi realizada na Sala Multiuso “Vereador João Zarinelo” do Paço Municipal “Dr. Antônio Almussa Filho”.
Participaram da ocasião, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Segurança Alimentar, Symone Pires; a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Sueli Fedosse; o secretário-adjunto da pasta, Felipe Guiraldelli; além da diretora do Departamento de Atenção à PcD, Letícia Coelho. A diretora fez uma explanação sobre o que é e qual a importância do acessório ao público presente – PcDs, seus familiares e integrantes da Associação Laços de Amor.
FÁCIL IDENTIFICAÇÃO
Algumas deficiências físicas ou cognitivas podem ser invisíveis: surdez, demência, esquizofrenia, epilepsia, entre outras. O Cordão de Girassóis é uma forma de identificar pessoas com alguma dessas deficiências não aparentes, como forma de promover a conscientização e o respeito a direitos previstos em lei, como atendimento prioritário, por exemplo, sem que a pessoa passe por constrangimentos.
O Brasil foi o primeiro país instituir legislação que considere o Cordão de Girassóis como símbolo nacional para a identificação das pessoas com deficiências ocultas, através da Lei n° 14.624, sancionada em 17 de julho de 2023, que altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015).
O uso do acessório é opcional e sua ausência não prejudica o exercício de direitos já garantidos, mas não dispensa a apresentação de documento comprobatório da deficiência, caso seja solicitado pelo atendente ou pela autoridade competente.
Se você tem alguma deficiência oculta e deseja adquirir gratuitamente o seu Cordão de Girassóis, basta comparecer ao Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O endereço é Rua Auad Sader, 160 – Jardim Liberdade. Mais informações pelo telefone/WhatsApp: (16) 3945-3610.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS