A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, realizou, entre os meses de agosto, setembro e outubro, o curso gratuito “Introdução à Língua Brasileira de Sinais”. Com duração total de 30 horas, o curso foi oferecido pelo Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Educacional e Cultural da Alta Mogiana (FUNDAM), que certificou os participantes.
O curso capacitou profissionais de diversas áreas, incluindo cabeleireiros, médicos psiquiatras, psicólogos, professores e assistentes sociais, reforçando o compromisso da administração municipal com a inclusão. Essas certificações garantem a aplicação do que está previsto na Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que, em seu artigo 2º, assegura a responsabilidade do poder público e empresas concessionárias de serviços em difundir e apoiar o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação.
Promover o aprendizado da Libras é uma ação fundamental para garantir a inclusão da comunidade surda em diversos espaços e serviços, tanto públicos quanto privados. A linguagem de sinais não é apenas uma ferramenta de comunicação, mas também um meio de garantir os direitos das pessoas surdas, promovendo sua participação plena na sociedade.
A iniciativa da Prefeitura de oferecer este curso reflete o compromisso com a acessibilidade e inclusão social, abrindo portas para que mais profissionais possam interagir com a comunidade surda de forma eficiente e respeitosa. A capacitação de profissionais em Libras é um passo importante para a criação de uma cidade mais inclusiva e acessível para todos.
Francisco Silva
Departamento de Comunicação