A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Educação, promoveu um bate-papo especial no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação “Diva Terezinha Perticarrari” de 10 alunos da Rede Municipal de Educação para compartilhar suas experiências com a Plataforma Elefante Letrado, uma ferramenta inovadora de letramento digital que está transformando a leitura nas escolas.
Durante o encontro, os alunos contaram como a plataforma tem transformado a rotina de leitura nas escolas, demonstrando seu funcionamento e os benefícios alcançados, uma tecnologia para enriquecer suas práticas de leitura e desenvolver habilidades fundamentais para o aprendizado. A ferramenta oferece um ambiente lúdico e desafiador para estimular a compreensão leitora, com atividades interativas, jogos, acervo literário selecionado e funcionalidades, como gravação de leitura e indicadores de desempenho.
“É emocionante ver como a tecnologia pode transformar a educação e abrir novos horizontes para nossas crianças. Ouvir os alunos relatando sobre suas experiências com a Plataforma Elefante Letrado é fundamental para entendermos como novas tecnologias podem ser um diferencial no aprendizado. Sertãozinho está avançando ao proporcionar recursos modernos que realmente fazem a diferença na sala de aula”, destacou o prefeito Dr. Wilsinho.
Ao final do bate-papo, os alunos foram homenageados pela participação no 1º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos SP e receberam um mimo especial entregue pelo Prefeito e pela Secretária, como forma de reconhecimento pelo empenho, protagonismo e engajamento no projeto. Entre os destaques, estão alunos do 1º ao 5º ano da escola EMEF Prof. José Negri, que representam suas turmas com dedicação.
A secretária de Educação, Luciana Ambrosio, destacou a importância da iniciativa: “Temos um grande avanço no nível de proficiência leitora dos nossos alunos, que também desenvolvem e consolidam o prazer pela leitura”.
PLATAFORMA ELEFANTE LETRADO
A Prefeitura de Sertãozinho aderiu à Plataforma Elefante Letrado, programa do Governo do Estado de São Paulo, e cada aluno adquiriu seu login de acesso à Plataforma, sendo instituída uma aula de 55 minutos por semana em sala de aula, com o auxílio do professor. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação acompanha cada escola em seu percurso com a Plataforma, identificando o desenvolvimento dos alunos em relação à leitura.
Além de promover o letramento digital, a ferramenta alinha suas atividades à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ampliando o repertório literário dos estudantes e oferecendo suporte aos educadores na análise de desempenho dos alunos.
Ao integrar tecnologia, literatura e práticas pedagógicas, a ferramenta contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes, respeitando seus ritmos de aprendizado e estimulando o engajamento com a leitura de forma criativa e eficaz, o que reforça o compromisso da administração municipal com uma educação pública de qualidade e inovadora.
Ana Carolina Milani
Departamento de Comunicação PMS