28 JUL 2010
Setores do Paço Municipal recebem orientações do Programa de Prevenção e Combate ao Consumo Abusivo de Álcool

Lívia Palmieri

A Prefeitura Municipal de Sertãozinho, por meio da Divisão Técnica de Treinamento, está promovendo uma ação para o combate ao alcoolismo através do Programa de Prevenção e Combate ao Consumo Abusivo de Álcool. Este mês as atenções do projeto se voltaram para os setores desenvolvidos dentro do Paço Municipal.

De 20 a 27 de julho os servidores da Procuradoria Jurídica, T.I., Recursos Humanos, Treinamento, Serviços Gerais, Compras, Licitações e Documentos Fiscais participaram do programa.

A servidora Gislany Gomes Ferreira encarou a palestra de uma forma muito positiva. “Apensar de não fazer nenhum uso de álcool, essa palestra foi de grande valia, pois muitas coisas que não entendemos ficaram esclarecidas e assim, poderei passar essas informações para frente”, disse.

Treinadas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, a assistente social, Janaína Crossara e a psicóloga, Letícia Godinho estão desenvolvendo esse projeto desde março deste ano e já atenderam os setores das secretarias de Educação, Esporte, Indústria e Comércio, Saúde, Obras, Procuradoria Jurídica e Administração com palestras e aplicação de um teste, que, através do resultado, indica o consumo de álcool do servidor municipal.

“As pessoas ficam surpresas com o resultado do teste. Muitas delas não imaginavam a quantidade que consumia de álcool”, pontuou Letícia. “Nosso objetivo com essa ação é criar um ponto de interrogação na cabeça das pessoas. Esperamos que quando forem consumir álcool elas lembrem da palestra e que essa reflexão tenha algum efeito”, completou.

Se o servidor tiver uma pontuação que indica risco ao uso de álcool, ele pode procurar os plantões da Divisão de Treinamento, que estão acontecendo às terças-feiras, das 9 às 12h, e às quintas-feiras, das 14h às 17h, com a psicóloga e com a assistente social da prefeitura.

Caso o servidor apresente dependência alcoólica, alguns profissionais da Secretaria da Saúde, como médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, entrarão em ação para proporcionar um atendimento especializado. É fundamental lembrar que mais importante do que o serviço disponível, é o servidor com problemas com o álcool ter consciência da necessidade do acompanhamento médico.

“Além de ser um projeto que oferece tratamento para pessoas que fazem o uso abusivo de álcool, o mais importante é que é um trabalho de prevenção que está servindo para os funcionários conscientizarem amigos e familiares, pois muitos solicitam o teste para levar e aplicar com essas pessoas.”, explicou Janaína.

Além de o programa orientar quanto à prevenção do alcoolismo, ele também possui uma instrução de serviço que foi criada com o objetivo de atuar sobre os gestores, pois eles aprendem maneiras de agir com funcionários que estão enfrentando problemas com o álcool.

“É uma satisfação muito grande notar que nossa equipe está criando uma ação de conscientização para os nossos servidores”, concluiu o Prefeito Nério Costa.

O Programa de Prevenção e Combate ao Consumo Abusivo de Álcool ainda não terminou: até o final deste ano ele atenderá as secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Fazenda, Governo e também Cruz das Posses. (Assessoria de Imprensa da PMS)