Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
28 MAI 2021
SERTÃOZINHO RECEBE VERBA ESTADUAL PARA RETOMADA DO TURISMO PÓS-PANDEMIA

Nesta terça-feira (25), o Secretário de Cultura e Turismo de Sertãozinho, Marcelo Pelegrini, acompanhado do diretor de Turismo, Josias José do Nascimento, representou o prefeito Dr. Wilsinho no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para assinatura de convênio que libera recursos aos Municípios de Interesse Turístico (MIT). O evento contou com a participação do governador João Doria, de membros da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e de representantes das cidades que integram a Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp).

Esta é a primeira vez, desde a criação do selo MIT, em 2015, que o Governo do Estado de São Paulo faz uma reunião exclusiva para os 140 Municípios de Interesse Turístico. Na ocasião, foram anunciados para cada municipalidade R$ 361 mil que devem ser investidos em obras de infraestrutura turística. Sertãozinho, por ser MIT, recebe anualmente repasses de recursos via convênio para aplicações relacionadas ao Turismo. Isso ocorreu em 2018 e 2019, quando os recursos foram aplicados na reforma da Praça Elmo Favaretto. Em 2020, esse repasse não ocorreu, por conta de contingenciamento de verbas por decisão exclusiva do Governo de São Paulo.

Em Sertãozinho, a verba auxiliará na implantação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que funcionará no antigo prédio da Biblioteca “Dr. Antônio Furlan Jr”. Neste local serão atendidos tanto turistas de negócios como também turistas de lazer. O CAT receberá, ainda, exposições de obras e produtos artesanais de artistas e artesãos locais, uma iniciativa que gerará renda a essa categoria, que tem sido tão afetada financeiramente pela pandemia de Covid-19.

Para a liberação dos recursos, o projeto do CAT será enviado ao Governo Estadual nos próximos dias, de forma digital e em seguida será iniciado o processo licitatório. A inauguração do equipamento turístico deve acontecer até o final de 2022.

Além da assinatura do convênio, foram tratados outros assuntos, como a integração do termo “Viagens” ao nome da Secretaria Estadual de Turismo; a retomada gradual e segura das atividades turísticas nos MIT, através do programa SP para todos; anúncio da parceria entre as Secretarias estaduais da Educação e de Turismo e Viagens na oferta de disciplinas eletivas, a partir do ano que vem, sobre o setor de viagens e turismo aos alunos do ensino médio e ensino fundamental II da rede pública estadual; e revisão dos Fundos Municipais de Turismo (FUMTUR), para garantir maior eficácia no investimento em turismo.

INTERESSE TURÍSTICO

A criação dos MITs tem o objetivo de ampliar e qualificar a oferta turística do Estado. Para ocupar uma das 140 vagas de MIT, os municípios devem ter potencial turístico, um Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, plano diretor de turismo e atrativos turísticos reconhecidos. Sertãozinho tem o selo MIT desde 2018.

Secretarias Vinculadas
Versão do Sistema: 3.1.9 - 17/01/2022