08 JUN 2021
“JUNHO VERDE” TEM MOVIMENTAÇÃO DURANTE TODO O MÊS EM SERTÃOZINHO
Foto Noticia Principal Grande
No Dia Mundial do Meio Ambiente, Dr. Wilsinho planta árvore na APP da Chaminé / Foto: Departamento de Comunicação PMS

Primeira semana do mês foi marcada por diversas ações de conscientização socioambiental realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura em conjunto com outras secretarias do Município. Programação segue até o dia 30

Desde o início desse mês, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura vem realizando ações de conscientização socioambiental em comemoração ao mês do meio ambiente, o Junho Verde. O objetivo é promover discussões que sensibilizem o poder público e a população acerca do tema durante o mês em que se comemoram diversas datas, como o Dia Nacional da Educação Ambiental (3), Dia Mundial do Meio Ambiente (5), Dia Mundial dos Oceanos (8) e de Combate à Desertificação (17).

Durante a semana passada já foram realizadas diversas ações em Sertãozinho. A campanha começou no dia 1º, com o acendimento de lâmpadas verdes no monumento Cristo Salvador e seguiu no dia 2 com um webinário sobre o mapeamento de resíduos sólidos do nosso município.

O lançamento oficial aconteceu na sexta-feira (4), de forma virtual, no qual foi apresentada a programação do Junho Verde; o programa Selo Verde, que reconhece as práticas ambientais das indústrias do município; e o Climathon, maratona de inovação para a busca de soluções climáticas. Participaram o secretário da pasta, Ivan Mello, o Prefeito Dr. Wilsinho e o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, entre outros convidados.

No Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, aconteceram duas ações. A primeira foi a visita à nascente modelo da chaminé, localizada no Conjunto Habitacional Lúcia Fabro Svetzut. A visitação fez parte do Programa Nascente Modelo e teve foco na importância das abelhas e da preservação da água para o meio ambiente.

A segunda ação no dia 5 de junho foi a visita do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento Itamar Borges à fazenda experimental do Instituto de Zootecnia, referência nacional em excelência genética de gado de corte no país. Esse foi o primeiro evento oficial do novo secretário de agricultura desde que assumiu a pasta, o que reforça a percepção positiva de Sertãozinho no quadro estadual.

E nesta segunda-feira (7), foi realizado um webinário sobre agricultura sustentável, com a participação do prefeito Dr. Wilsinho, do senador e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Acir Gurgacz; do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Itamar Borges; e da diretora técnica do Instituto de Zootecnia, Joslaine Cyrillo. A moderação foi do secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Ivan Mello, e do coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da SIMA, José Valverde.

A campanha segue até o final do mês. Confira a agenda de eventos da segunda semana de junho clicando no link: https://www.sertaozinho.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/7542/junho-verde-segue-em-sertaozinho