15 JUN 2021
ENTENDA POR QUE É IMPORTANTE USAR A MÁSCARA MESMO APÓS A VACINAÇÃO
A chegada da vacina contra a Covid-19 tem trazido alívio, mas também preocupação para as os órgãos de saúde devido ao relaxamento de parte da população que já recebeu uma ou duas doses do imunizante.

Diferente do que muita gente pensa, o uso de máscara é essencial mesmo após a imunização. A vacina não impede a circulação do vírus e a pessoa já imunizada pode apresentar sintomas leves ou até mesmo não apresentar sinais da doença, o que não impede que ela transmita o vírus para outro indivíduo.

Recentemente, um estudo para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, apontou que o uso de duas máscaras, sendo uma cirúrgica e uma de pano, podem aumentar em mais de 90% a proteção contra o Sars-CoV-2.

Até agora, poucos países que estão em estágio avançado de vacinação retiraram a obrigatoriedade do uso do acessório. Para que isso aconteça, é necessário que mais da metade da população esteja imunizada com as duas doses da vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a adoção de outros protocolos sanitários como uso do álcool gel, lavar as mãos frequentemente com água e sabão, manter o distanciamento social e evitar sempre aglomerações.

Fonte: Departamento Comunicação PMS