22 SET 2021
DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE VETORES PASSA POR CAPACITAÇÃO PARA CONTER PROLIFERAÇÃO DO AEDES AEGYPTI
Curso faz parte de um plano de intensificação de ações de prevenção para a chegada do período chuvoso

A Secretaria De Saúde de Sertãozinho, por meio do departamento de Controle de Vetores, concluiu nesta semana um curso de capacitação para os agentes para combater o aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

O curso faz parte de um plano de intensificação de ações da secretaria, como forma de prevenção para a chegada do período chuvoso, quando aumenta o número de focos de proliferação do mosquito.

Ministrado pela SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias), o curso teve duração de três dias, sendo dividido em parte teórica e prática, com ações de simulação em imóveis desativados, como parte da preparação dos funcionários do setor.

O período de chuvas exige atenção redobrada com ações de prevenção e conscientização sobre a importância da limpeza em casas, terrenos e áreas verdes. É importante evitar o acúmulo de água parada em pneus, vasos, garrafas e outros recipientes, além de deixar ralos limpos e evitar qualquer acúmulo de água.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2020 foram registrados mais de 979 mil casos de dengue no país, tendo também quase 81 mil de chikungunya e mais de 7mil de Zika. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça e no corpo, além de cansaço e mal-estar.

Fonte: Departamento de Comunicação PMS