05 OUT 2021
SEMANA DO ANIMAL: ABANDONO É CRIME!
De 4 a 9 de outubro acontece em Sertãozinho a Semana de Defesa e Proteção Animal. Então, ao longo dessa semana, você vai ter informações diárias sobre posse responsável de animais, sobre como adotar um pet no Canil Municipal e sobre como denunciar maus-tratos.

Por falar em maus-tratos, sabia que abandono é um crime previsto em lei? A Lei Federal nº 9.605/98 abrange crimes ambientais, incluindo os crimes contra a fauna. Sertãozinho tem também a Lei Municipal nº 5.436/12, que dispõe sobre o estatuto municipal de proteção animal.

Além de pagar multa, a pessoa que abandonar um animalzinho está sujeita a detenção de seis meses a um ano. E o tempo da pena aumenta se o animal morrer.

O Canil Municipal, supervisionado pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, presta serviços de proteção a animais que não tenham donos, desde que estejam machucados, doentes ou atropelados. Presta auxílio também a fêmeas prenhes ou que tenham parido recentemente e aos seus filhotes.

Lá no Canil, os cães e gatos resgatados passam por tratamento. Quando recuperados, são vacinados, vermifugados, castrados e microchipados. Daí seguem para adoção.

Abandono de animais é crime. Denuncie!
  • Polícia Militar: 190
  • Polícia Ambiental: (16) 3996-0450
  • DEPA - Delegacia Eletrônica de Proteção Animal: www.ssp.sp.gov.br/depa
  • Unidade Básica de Saúde Animal: (16) 3947-3218
 O Canil Municipal fica na avenida José Ferreira dos Reis, 890 – Jd. Itapuã. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.