06 OUT 2021
SEMANA DO ANIMAL: MALTRATAR ANIMAIS É CRIME!
Durante a Semana de Defesa e Proteção Animal, que acontece de 4 a 9 de outubro, você pode acompanhar informações da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura através do Canil Municipal e da UBS Animal sobre posse responsável, adoção e denúncias de abandono e maus-tratos.

Além da Lei Federal nº 9.605/98 e da Lei Municipal nº 5.436/12, que discorrem sobre proteção animal, entrou em vigor no município no dia 15 de setembro a lei nº 6.982, que obriga agressores a ressarcirem à prefeitura os custos de resgate de animais vítimas de maus-tratos e abandono.

Caso presencie um ato de crueldade com animais, você deve acionar imediatamente a Polícia Militar. Você também pode registrar a denúncia na polícia ambiental, no Ministério Público ou na UBS Animal. É importante recolher provas, como filmagens e fotos de celular, filmagens de câmeras de segurança, gravações, laudos veterinários e testemunhas.

O Canil Municipal tem a finalidade de prestar atendimento a animais de rua que estejam feridos ou doentes, além de filhotes e fêmeas prenhes e recém-paridas. Lá eles são tratados e ficam disponíveis para adoção após estarem reabilitados.

Seja legal, adote um animal! Canil Municipal fica na avenida José Ferreira dos Reis, 890 – Jd. Itapuã. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.