27 DEZ 2021
SERTÃOZINHO CRIA POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE ACUMULAÇÃO
Objetos amontoados pela casa, atrapalhando a circulação de pessoas e a limpeza do ambiente. Pilhas de resíduos no quintal, contribuindo para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e outros insetos, roedores e escorpiões. Em alguns casos, o acúmulo é de animais, que podem acabar vivendo sem a higiene e os cuidados necessários.

Esses exemplos ilustram a realidade de diversas pessoas que têm uma grande dificuldade de se desfazer de objetos, pois associam esse descarte a um forte sofrimento. Por isso, acumulam seus pertences de forma excessiva. Esses indivíduos são popularmente conhecidos como acumuladores.

Diante dessa realidade em Sertãozinho, o prefeito Dr. Wilsinho assinou o Decreto nº 7.918, de 14 de dezembro de 2021, que institui a criação da Política Municipal de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação.  Baseada nos princípios da humanização, do cuidado contínuo e do fortalecimento dos vínculos familiar e comunitário, a iniciativa tem o objetivo de auxiliar as pessoas que vivem nessas condições, proporcionando a elas bem-estar físico, mental e social.

Para acompanhar os casos que necessitem de atenção e conduzir as ações necessárias para o cuidado da pessoa acumuladora, o decreto prevê a criação de um comitê intersecretarial formado por representantes das secretarias de Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente e Agricultura, Obras e Serviços Públicos e Segurança Pública e Trânsito.

Esse comitê vai estabelecer estratégias para fortalecer o cuidado às pessoas em situação de acumulação assim como estabelecer fluxos para o cuidado com os animais envolvidos nas situações de acúmulo, visando o bem-estar animal e a vigilância de zoonoses.

Fotos: Arquivo Núcleo de Controle de Vetores
Texto: Luciana Nascimento