30 DEZ 2021
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL “DR. ANTÔNIO FURLAN JÚNIOR” COMPLETA 64 ANOS
Ocasião foi celebrada com a doação de livros do autor local Julinho Sertão, contemplado pelo ProAC

Hoje (30), a biblioteca pública Municipal “Dr. Antônio Furlan Júnior” completa 64 anos! E nessa data quem ganhou presente foi a população sertanezina, com o recebimento de 700 exemplares do livro infantil “De gotinha em gotinha somos felizes”, do escritor local Julinho Sertão, que fez a doação. Foram destinados 75 livros para as três bibliotecas públicas municipais e outros 625 para as bibliotecas das escolas da Rede Municipal de Ensino de Sertãozinho.

A celebração do aniversário da biblioteca central aconteceu ontem (29), no próprio local, e foi aberta pelo secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Pelegrini. Após fala da bibliotecária Rafaella Fernandes, a homenagem continuou com a entrega dos livros de Julinho Sertão. Em seguida, o poeta Zéluiz de Oliveira leu um de seus poemas intitulado “A morada da humanidade”, uma homenagem às bibliotecas.

A prefeitura de Jardinópolis presenteou o acervo da biblioteca homenageada e da biblioteca “Sônia Regina Mossin Garcia”, em Cruz das Posses, com uma obra produzida no ano passado por alunos da rede de ensino do município, durante a pandemia de Covid-19. E, para encerrar a homenagem, a escritora e assessora da secretaria, Sonia Sarti, relembrou a trajetória do equipamento cultural e de seu patrono.

A BIBLIOTECA
Fundada em 30 de dezembro de 1957, a biblioteca “Dr. Antônio Furlan Júnior” iniciou com o acervo de seu patrono, o médico que dá nome ao local. Funcionava em prédio histórico localizado na esquina das ruas Aprígio de Araújo e Washington Luiz e hoje encontra-se na sede da secretaria de Cultura e Turismo, na Rua Sebastião Sampaio, 1.489 – Centro.

DE GOTINHA EM GOTINHA
O título “De gotinha em gotinha somos felizes” foi resultado de prêmio recebido pelo escritor, pintor e ilustrador Julinho Sertão em edital do ProAc – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, como reconhecimento pelo conjunto de sua obra.

Texto e fotos: Luciana Nascimento
30/12/2021