31 DEZ 2021
OUSE SER QUEM VOCÊ É
A última Dica Cultural de 2021 traz uma mensagem de otimismo para o ano que se aproxima! E sou eu mesma, Luciana Nascimento, quem traz a indicação da semana: o livro “A coragem de ser imperfeito - Como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é”. O subtítulo já diz bastante coisa sobre o conteúdo!

A obra é baseada na pesquisa da autora, Brené Brown, assistente social que estudou por vários anos sobre vulnerabilidade. Ela descontrói o estigma de que a vulnerabilidade é sinônimo de fraqueza. Na verdade, é preciso muita coragem para se mostrar vulnerável!

Brené mostra que as pessoas que têm uma vida plena são aquelas que têm um forte sentimento de amor-próprio. E, para isso, precisamos reconhecer o medo, aceitar nossa própria imperfeição e cultivar a coragem e a compaixão – pelos outros e por nós mesmo. E é mais fácil conseguirmos tudo isso quando temos vínculos com pessoas que nos escutem e nos apoiem sem nos julgar.

O livro traz várias estratégias que podemos colocar em prática para alcançarmos uma vida plena. Mas o ensinamento que levo e que mudou a minha vida é que não precisamos esperar estarmos completamente prontos para agir, por medo do fracasso. Precisamos reconhecer nossas limitações e ter coragem para tentar, mesmo diante do risco de errar. Isso é viver com autenticidade e plenitude!

Gostou? “A coragem de ser imperfeito” está disponível para empréstimo nas três bibliotecas municipais, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, respeitando os critérios de prevenção à Covid-19. Consulte a disponibilidade do acervo no site: https://biblioteca.link/Biblivre5/sertaozinho/. Mais informações pelo e-mail: biblioteca@sertaozinho.sp.gov.br ou por telefone: (16) 3942-7223.

E fique ligado! Todas as sextas-feiras a Prefeitura traz uma dica cultural pra você se divertir. Bom final de semana!

Texto: Luciana Nascimento