10 JAN 2022
UBS “JOSÉ JOAQUIM BONFIM”, JD. ALVORADA, SEGUE ATENDENDO CASOS DE SÍNDROMES GRIPAIS

Por conta da alta de procura de atendimentos de casos gripais, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, manterá os atendimentos exclusivos de casos de síndromes gripais na UBS “José Joaquim Bonfim” – Jardim Alvorada, todos os dias, das 07h às 21h.

A farmácia da UBS Alvorada ficará aberta das 08h às 21h, inclusive aos finais de semana, até 20/01. A pasta ressalta que após as 16h e nos finais de semana, serão entregues apenas medicamentos de doenças relacionadas influenza, Coronavírus e síndromes gripais. Os demais medicamentos de rotina e uso contínuo seguem de segunda a sexta das 08h às 16h.

Tanto a Influenza quanto a Covid-19 são doenças causadas por vírus respiratórios. Os sintomas são semelhantes e a diferença pode estar no tempo de manifestação das doenças. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, no caso da gripe, eles são notados intensos nas primeiras 48 horas após a infecção, já no caso da Covid-19, eles são mais fortes a partir do 5º ou 6º dia. Além disso, a tosse é um fator que pode ajudar na hora de identificar: na gripe ela geralmente é seca e no caso do coronavírus mais intensa e persistente.

A Secretaria de Saúde alerta sobre a importância dos protocolos sanitários no combate à influenza e Covid-19, como: distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel e higienização correta das mãos.

Texto: Christian Sedassari

Fonte: Christian Sedassari - Departamento de Comunicação PMS