14 JAN 2022
ROMANCE DO ESCRITOR CARIOCA LIMA BARRETO É A DICA DE HOJE

A Dica Cultural desta sexta-feira é um clássico da literatura brasileira: “O triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto. A indicação é de Miquéias Miranda, usuário do Sistema de Bibliotecas Públicas de Sertãozinho.

“Nesse romance, Policarpo Quaresma, o personagem principal, é uma espécie de Dom Quixote que resolve travar uma batalha interminável contra as injustiças de seu tempo. Tal como o lendário cavaleiro de Cervantes, Quaresma esbanja sonho e idealismo e pouquíssima capacidade de enxergar a realidade concreta e seus obstáculos.

A obra de Lima Barreto pode ser tanto uma crítica à sociedade de sua época (o Brasil da Primeira República, no início do século XX), quanto àqueles que, mesmo repletos de boas intenções, são incapazes de encarar os problemas humanos com a complexidade que lhes é inerente, e por isso acabam fracassando em seus intentos”.

O livro está disponível para empréstimo na biblioteca municipal “Dr. Antônio Furlan Jr.”, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19. Consulte a disponibilidade do acervo no site: https://biblioteca.link/Biblivre5/sertaozinho/. Mais informações pelo e-mail: biblioteca@sertaozinho.sp.gov.br ou por telefone: (16) 3942-7223.

Todas as sextas-feiras a Prefeitura traz uma dica cultural pra você se divertir. Bom final de semana!

Fonte: Christian Sedassari - Departamento de Comunicação PMS