11 MAI 2022
MAIO AMARELO: CINTO DE SEGURANÇA, CADEIRINHA E OUTROS ITENS DIMINUEM O RISCO DE ACIDENTES FATAIS

Alguns itens de segurança são indispensáveis nos dias de hoje quando o assunto é segurança no trânsito. É impossível imaginar motociclistas sem capacete, motoristas ou passageiros sem o cinto de segurança ou um carro com o freio em condições ruins. Além disso, outros equipamentos também diminuem o risco de acidentes.

O cinto de segurança, além de ser essencial, é também comprovadamente um grande aliado na prevenção de mortes por acidentes. Um estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), aponta que o cinto de segurança no banco da frente reduz o risco de morte em 45% e, no banco traseiro, em até 75%. Importante lembrar que não usar o cinto de segurança é considerado infração grave. O valor da multa é R$ 195,23, além de cinco pontos na CNH.

Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), em parceria com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), mostram que desde que a cadeirinha passou a ser obrigatória no país, o número de crianças com até nove anos internadas em estado grave após se envolverem em acidentes caiu um terço nos últimos oito anos. No mesmo período, também houve queda de quase 20% na quantidade de vítimas fatais nesta faixa etária. Ou seja, cadeirinha salva vidas! Deixar de usar o item pode acarretar em multa gravíssima no valor de R$ 293,47, além de 7 pontos na CNH.

REGRAS PARA O USO DA CADEIRINHA OU BEBÊ CONFORTO

Bebê conforto deve ser usado para crianças com até um ano de idade ou crianças com peso de até 13 kg, conforme limite máximo definido pelo fabricante do dispositivo.

Já a Cadeirinha deve ser usada por crianças com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos ou para crianças com peso entre 9 a 18 kg, conforme limite máximo definido pelo fabricante do dispositivo.

Assento de elevação deve ser usado por crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio ou crianças com até 1,45 m de altura e peso entre 15 a 36 kg, conforme limite máximo definido pelo fabricante do dispositivo.

Crianças com idade superior a sete anos e meio, inferior ou igual a dez anos ou crianças com altura superior a 1,45m, devem usar o cinto de segurança.

OUTROS ITENS QUE REDUZEM O RISCO DE ACIDENTE FATAL

O freio é uma das principais ferramentas para um veículo, por isso é importante a revisão periódica.

O encosto de cabeça pode parecer banal, mas evita que a cabeça seja jogada para trás em caso de colisões, o que poderia ocasionar fatalidades, como a quebra do pescoço.

O retrovisor interno e os externos são essenciais, pois, garantem visão ampla do trânsito para realizar uma manobra. Trafegar sem ou com algum deles danificado é considerado uma infração grave com multa.

Os faróis, setas, luz de ré e lanterna de freio devem estar sempre em funcionamento. Antes de sair de casa o condutor também deve ficar com os seguintes itens: limpador de para-brisa; buzina; pneus que ofereçam condições de segurança; macaco compatível com o peso e carga do veículo.
chave de roda; para-choques dianteiros e traseiros.

Texto: Christian Sedassari

Fonte: Christian Sedassari - Departamento de Comunicação PMS