13 MAI 2022
PREFEITURA DE SERTÃOZINHO ABRE AMBULATÓRIO PARA ATENDIMENTOS ESPECIALIZADOS EM HEPATOLOGIA E GASTROENTEROLOGIA

A população de Sertãozinho receberá um novo ambulatório de especialidades! Na próxima terça-feira (17), a secretaria de Saúde disponibiliza aos munícipes ambulatório para consultas de hepatologia e gastroenterologia no Centro Médico de Especialidades “Aparecida Maria Germana Martins” (Centro de Saúde II), rua Pedro Bighetti, 910 – Jardim Recreio.

O QUE É GASTROENTEROLOGIA?

É a medicina que estuda o funcionamento de todo o aparelho digestivo, incluindo boca, esôfago, estômago, intestinos, pâncreas e fígado.

O QUE É HEPATOLOGIA?

É a área da medicina que se concentra exclusivamente nas funções do fígado, desde a prevenção até o tratamento de doenças. Algumas das doenças relacionadas ao fígado e que devem ser tratadas e prevenidas por um hepatologista são a esteatose (gordura no fígado), a cirrose e suas complicações, as hepatites, as alterações nos exames bioquímicos, os nódulos hepáticos e outras menos comuns.

OUTROS AMBULATÓRIOS

Só em 2022, o Centro de Saúde II ganhou três novos ambulatórios, sendo:

- um para atendimento especializado em dores crônicas;

- um para cuidados e manutenção de traqueostomias, com uma médica cirurgiã de cabeça e pescoço;

- um em nefrologia infantil.

Até o final do ano, a secretaria de Saúde pretende abrir mais ambulatórios.

COMO CONSEGUIR UMA CONSULTA?

O munícipe precisa do encaminhamento feito pelo médico da rede pública de saúde da atenção básica ou mesmo de alguma especialidade. A expectativa é de que, em 2022, a Prefeitura consiga reduzir a fila em diversas especialidades.

O agendamento da consulta é recebido através de SMS enviado para o número de celular do paciente cadastrado no sistema da Prefeitura, conforme a prioridade estipulada pelo médico. Então é muito importante que o cadastro esteja atualizado para que a informação não se perca.

Para esclarecimento de dúvidas, o paciente pode buscar a Central de Regulação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na rua Voluntário Otto Gomes Martins, 1.097 – Centro. Ou através do WhatsApp da Saúde no número: (16) 99154-3419.

Texto: Christian Sedassari – Departamento de Comunicação PMS

Fonte: Christian Sedassari – Departamento de Comunicação PMS