13 MAI 2022
PROCISSÃO DE SÃO BENEDITO ATÉ A COLÔNIA PRETA ACONTECE NESTE DOMINGO
Fiéis levam a imagem de São Benedito | Foto: arquivo pessoal de Rodrigou Touso
Neste domingo (15), a paróquia Santa Cruz realiza a tradicional Caminhada da Fé - Sítio São Benedito. O evento, que já acontece há várias décadas em Cruz das Posses, vai partir da igreja matriz do Distrito às 6h da manhã em direção ao sítio, conhecido popularmente como Colônia Preta.

Após a chegada dos fiéis, prevista para as 10h, será celebrada uma missa ao ar livre, em frente à pequena capela, erguida no local. A celebração é realizada anualmente, no terceiro domingo do mês de maio. E a Festa de São Benedito costuma ser comemorada no dia 13 de maio.

Por trás desta tradição, está uma bonita história de fé, gratidão e acolhimento de pessoas ex-escravizadas. Rodrigo Touso, historiador do Centro Municipal de Memória e do Museu da Cidade, conta que o Sítio São Benedito foi formado por famílias que haviam sido escravizadas em Minas Gerais e que vieram como trabalhadores livres para Sertãozinho. “Por se tratar de uma propriedade onde moravam pessoas afrodescendentes, o local ficou apelidado de Colônia Preta”, explica Touso.

Lá morou a Dona Maria Conceição Roberto Faria, expoente da colônia e da festa. Nascida em 8 de dezembro de 1917, era descendente dos ex-escravos que compraram as terras do sítio com a ajuda de Francisco Schimidt. “Os ancestrais de Dona Maria encontraram na gente e nas terras de Sertãozinho a oportunidade de criar os filhos, lavrar o solo, envolver-se com a cultura da cana-de-açúcar e expressar as suas raízes e tradições religiosas”, relata o historiador.

O dia de São Benedito, na verdade, é celebrado no Brasil em 5 de outubro. A festa que é feita na Colônia Preta acontece em 13 de maio ou arredores, em alusão à Lei Áurea. É a comemoração da liberdade e uma homenagem ao santo negro.

ABOLIÇÃO
A abolição da escravatura aconteceu com a assinatura Lei Áurea pela princesa Isabel, no dia 13 de maio de 1888. O ato foi o desfecho de uma campanha popular que pressionou o Império para o fim da escravidão em nosso país. Infelizmente, o governo não deu subsídios aos ex-escravizados, que ganharam a liberdade sem adquirir direitos.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO
A Capela do Sitio São Benedito, fundada em 1911 e reformada em 2000 por moradores e fiéis, foi tombada em 2011 pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Paisagístico, Histórico e Cultural (Comppphic) como Patrimônio Histórico e Cultural do Município.

Texto: Luciana Nascimento