18 MAI 2022
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA ABORDAGENS A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA DURANTE NOITES MAIS FRIAS
Uma longa exposição a uma temperatura ambiente de 13°C ou menos, sem a devida proteção contra o frio, pode causar hipotermia e até a morte. Por esse motivo, a secretaria municipal de Assistência Social realiza abordagens nas noites de temperaturas muito baixas.

Segundo Celso Garrefa, pedagogo social e coordenador do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua “Violanda Gemente Aran” (Centro POP), a ação iniciou ontem (17). “Nós abordamos as pessoas, oferecemos leite quente com chocolate e cobertores para se aquecerem”, relata Celso.

Ainda segundo Garrefa, a equipe da Assistência Social faz o encaminhamento para pernoite no Albergue Noturno “Otávio de Oliveira Campos” ou, caso esteja lotado, no Centro POP. Lá, o cidadão recebe banho quente, refeição, roupas limpas e a oportunidade de dormir em segurança. “Nem todos aceitam, infelizmente. Ontem, das 16 pessoas abordadas, apenas duas concordaram, sendo que uma delas voltou para a rua após ter se alimentado e tomado banho”, conta o pedagogo.

As abordagens acontecem nos pontos estratégicos onde costuma haver concentração de pessoas em situação de rua, como nas proximidades da rodoviária, da praça 21 de Abril, sob viadutos etc. Participam das ações servidores da secretaria de Assistência Social, do Fundo Social de Solidariedade e da GCM. Essas abordagens acontecerão até o final do inverno.

Você também pode ajudar! Se você encontrar alguém na rua de forma desprotegida nessas noites frias, entre em contato com a GCM pelo telefone 199. “Os guardas têm preparo para encaminhar essas pessoas até o Albergue ou ao Centro POP, se elas quiserem”, afirma Celso Garrefa.

O Centro POP também atende esses cidadãos no período diurno, de segunda a sexta, das 8h às 17h, oferecendo atividades, local para guarda de pertences, lavanderia, canil e três refeições ao dia. Aos finais de semana, os usuários do equipamento social recebem vale refeição para o almoço e podem jantar no Albergue Noturno. O endereço é rua Epitácio Pessoa, 2.650 – Jardim Alvorada.

Texto: Luciana Nascimento