19 MAI 2022
CREAS REALIZA EM CRUZ DAS POSSES ATIVIDADE DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTOJUVENIL
Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Como uma forma de conscientizar crianças e adultos, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) realizou na manhã desta quarta-feira (18), na praça central de Cruz das Posses, uma atividade sobre esse tema tão importante.

A população que passava pela praça e cerca de 30 crianças da EMEF “Elydia Carneiro da Rocha” puderam acompanhar um teatrinho de fantoches que abordou a violência sexual infantojuvenil de forma lúdica.

Na ação, os bonecos Tuti e Fafi conversaram sobre o que é violência física, negligência e violência sexual, enfatizando a importância de crianças e adolescentes terem sempre como referência um adulto de confiança para conversar, caso sofram algum tipo de abuso.

O evento contou com as presenças da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Symone Pires; sua assessora, Alzira Marques; a diretora de gestão de Equipamentos Sociais da secretaria de Assistência Social, Lucia Helena Bruno; as conselheiras tutelares do município, Cristiane Mara da Silva, Sandra Ribeiro e Zilma Vieira; e membros da equipe do CREAS.

O abuso e exploração sexual infantojuvenil no Brasil ainda são crimes muito frequentes, sendo violentadas em média cinco crianças e adolescentes por hora. Segundo dados do UNICEF, foram quase 180 mil vítimas no Brasil de 2017 a 2020.

A defesa e proteção a crianças e adolescentes é uma responsabilidade de toda a sociedade. O silêncio só agrava a situação e impede que a vítima saia desse contexto de violência. Por isso, sempre que desconfiar ou confirmar esse tipo de agressão, denuncie!

ONDE DENUNCIAR
- Conselho Tutelar: 3945-2711 ou 99132-7741 (plantão)
- Disque 100
- Polícia Militar: 190
- Guarda Civil Municipal: 199

O CREAS
Em Sertãozinho, o CREAS ajuda a preservar os diretos de crianças e adolescentes. Com equipe técnica composta por assistentes sociais, psicólogos e terapeuta ocupacional, o CREAS oferece atendimento qualificado a famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Os atendimentos são sigilosos e o trabalho realizado ajuda a minimizar os danos causados pela violência sexual, principalmente para o desenvolvimento adequado da criança e do adolescente após a vitimização, como também para proteção e garantia dos direitos da população infantojuvenil.

O CREAS fica na Av. José Antônio Angelotti, 159 – Conj. Hab. Antônio Costa Patrão, em Sertãozinho. E atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Texto: Luciana Nascimento