25 MAI 2022
MAIO AMARELO: CICLISTA, VOCÊ É VALIOSO!

Andar de bicicleta é para poucos! Sorte de quem pode se locomover com a “magrela”… E só faz bem! O meio ambiente agradece, a nossa saúde aplaude e o bolso fica mais cheio, pois não é segredo para ninguém que o valor do combustível está pesando para todo mundo.

Para o trânsito fluir com equilíbrio, algumas regras precisam ser respeitadas por motoristas e ciclistas. Por exemplo, o ciclista precisa andar na mão correta, pois pedalando no sentido da via o risco de colisão diminui drasticamente. Já o motorista deve respeitar 1,5 m de distância em relação às bicicletas.

CICLISTA, FIQUE ATENTOS ÀS DICAS

Apesar das bicicletas não terem seta, sinalização com as mãos reduz o risco de acidente. Ao mudar de faixa ou realizar outra manobra, indique fazendo sinais. A bicicleta é um veículo e deve circular nas vias. Ao usar a calçada, o ciclista precisa descer da bike. Ah, e ao se deparar com o pedestre tentando atravessar a rua, respeite e dê preferência.

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA AUMENTAM A PROTEÇÃO

O uso de capacetes e luvas não são obrigatórios, mas protegem em casos de quedas. Manter uma iluminação frontal e traseira também auxiliam para garantir mais segurança.

MOTORISTA, RESPEITE O NOSSO AMIGO CICLISTA!

Para quem dirige carro, moto, caminhão ou ônibus a dica é educação! O respeito e conscientização são aliados importantes para quem sonha com um trânsito melhor. Dê sempre preferência ao ciclista. Pior ainda é o motorista que fecha o ciclista, pois o usuário de bicicleta sempre tem preferência pela passagem em relação a carros, motos e demais veículos a motor.

Um trânsito saudável depende de nós… Só de nós. Faça a sua parte. Seja educado! Respeite, respeite e respeite. Tenha consciência que as nossas atitudes fazem um trânsito melhor.

Texto: Christian Sedassari – Departamento de Comunicação PMS

Fonte: Christian Sedassari – Departamento de Comunicação PMS