15 JUN 2022
JUNHO VERDE: CASTRAÇÃO PROTEGE SAÚDE DO ANIMAL E EVITA CRIAS INDESEJADAS
Fotos: Arquivo DeCom
A castração é uma cirurgia feita em cães e gatos saudáveis com mais de 6 meses e recomendada tanto para machos quanto para fêmeas. Além de prevenir uma série de doenças, impede crias indesejadas, contribuindo assim para diminuir o número de animais abandonados nas ruas.

Vantagens para os machos:
• Param de urinar nos cantos para marcar território e o odor da urina fica mais fraco;
• Ficam menos agressivos, evitando brigas com outros animais;
• Param de fugir atrás de fêmeas no cio;
• Previne doenças como câncer e hiperplasia de próstata. Em cães, evita o tumor venéreo transmissível (TVT);
• Aumenta expectativa de vida.

Vantagens para as fêmeas:
• Param de ter cio, ou seja, não sangram mais. As gatas param de miar de madrugada;
• Previne doenças como a piometra (grave infecção no útero), câncer de mama e de útero. Nas cadelas, previne o tumor venéreo transmissível (TVT);
• Elimina gravidez psicológica (pseudociese);
• Aumenta expectativa de vida.

ATENÇÃO: o uso de anticoncepcionais para fêmeas é contraindicado por provocar piometra e câncer de mama.

A UBS Animal “Elza Moschini Marques” tem programas de castração para cães e gatos de munícipes de Sertãozinho e Cruz das Posses. Com capacidade de realizar até 350 cirurgias de castração por mês, o setor atende em duas modalidades:

SEM CUSTO
Para cidadãos que comprovem participação em algum programa social, seja municipal, estadual ou federal. Na UBS Animal, o atendente fará a confirmação dos dados para que o agendamento da cirurgia seja feito.

BAIXO CUSTO
Para qualquer cidadão que não atenda ao critério social. Basta que o munícipe retire uma guia na UBS Animal e realize o recolhimento de uma taxa simbólica para ter o agendamento da cirurgia de seu animalzinho formalizado.

Para agendar castrações, é preciso apresentar originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência, além de documento comprobatório de cadastro social, nos casos de castração sem custo.

Os interessados devem ir à UBS Animal de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Neste feriado (16) não haverá atendimento, mas a unidade funcionará normalmente na sexta (17) e no sábado, nos horários acima. O endereço é Av. José Ferreira dos Reis, 890 – Jardim Itapuã. Mais informações pelo telefone (16) 3947-3218.

Texto: Luciana Nascimento