27 JUN 2022
SERTÃOZINHO PARTICIPA DE SIMPÓSIO, EXPOSIÇÃO E LIVRO SOBRE IDENTIDADES CULTURAIS DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO
Foto Noticia Principal Grande
O 3º Seminário de Identidades Culturais, promovido pelo IPCCIC, reuniu representantes dos 34 municípios da região metropolitana de Ribeirão Preto
A Prefeitura de Sertãozinho esteve representada pelo secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Pelegrini, no 3º Seminário de Identidades Culturais, que aconteceu no Ribeirão Shopping, no último sábado (25). Promovido pelo Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC), o evento proporcionou o debate das potencialidades de economia criativa com prefeitos e representantes das áreas de educação, cultura e turismo dos municípios da região metropolitana de Ribeirão Preto.

Durante o seminário, aconteceu também o lançamento da exposição “Ligados pela História”, com curiosidades e informações sobre a riqueza cultural dos 34 municípios que compõem a região. No final da tarde, aconteceu o lançamento do livro “Ligados pela história”, que conta com um capítulo para cada município, sendo um deles sobre Sertãozinho. Ambos os trabalhos são frutos de um ano de pesquisa dos historiadores do IPCCIC, sendo que o livro está disponível para venda e a exposição ficará aberta à visitação durante 30 dias.

Para o secretário Marcelo Pelegrini, as ações são um marco importante para Sertãozinho e todos os municípios da região metropolitana de Ribeirão Preto. “Tanto o seminário quanto o livro e a exposição são fundamentais, pois resgatam as riquezas cultural, arquitetônica e de produção das 34 cidades. É um trabalho de pesquisa científica muito importante, a partir do qual os municípios poderão criar estratégias de trabalho conjunto para o fortalecimento da economia criativa, sustentabilidade, educação e turismo em toda a região”.

SOBRE O IPCCIC
Criado em 2013, está sediado em Ribeirão Preto e tem o objetivo de estudar a realidade das cidades brasileiras. Assim, a partir de diagnósticos específicos baseados nas referências culturais dos locais, o Instituto pode criar programas de ações integradas entre poder público e sociedade para a transformação das cidades em lugares humanos. A meta do Instituto é a de criar redes de gestão cooperadas entre cidades ligadas geográfica e/ou culturalmente.

Texto: Luciana Nascimento