28 JUN 2022
JUNHO VIOLETA: CRAS REALIZAM AÇÕES DE COMBATE À VIOLÊNCIA E VALORIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA
No Brasil, há cada vez mais pessoas idosas. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018 apontam que até 2060 haverá 58,2 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o equivalente a 25,5% da população.

As pessoas idosas têm o direito de envelhecer; direito à liberdade, respeito e dignidade; à alimentação, saúde, educação, transporte, cultura, esporte, lazer e assistência social; ao exercício de sua profissão e à aposentadoria e moradia dignas; a ao atendimento por ações governamentais e não governamentais, atendimento preferencial e acesso à justiça.

Desrespeitar os direitos dos idosos é uma forma de violência com penas previstas em lei. Garantir esses direitos é um dever de toda a população e do poder público. Assim, por ocasião do Junho Violeta, mês dedicado à Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do Município têm realizado diversas ações.

Na sexta-feira (24), o CRAS 3 realizou uma roda de conversa sobre os tipos de violência à pessoa idosa, canais de denúncia e orientações sobre os direitos fundamentais. A palestra foi conduzida pela assistente social Fernanda Parizi e pelo psicólogo João Filippini com o objetivo de levar informações para o empoderamento desse público.

Nesse mesmo dia, o CRAS 1 levou seus idosos para desfrutar da natureza e beleza do Parque Ecológico e de Lazer “Gustavo Simioni”. Alguns não conheciam o local e ficaram maravilhados! A diversão foi garantida com muitas fotos, cantoria e risadas. Houve até um momento de relaxamento, com exercícios de respiração e alongamento. O passeio encerrou com um delicioso piquenique!

COMO DENUNCIAR?
Você pode denunciar casos de violência contra idosos através do Disque 100, o principal canal de comunicação sobre o assunto. Denúncias também podem ser feitas pelo WhatsApp do Governo Federal: (61) 99656-5008. A Guarda Civil Municipal de Sertãozinho também pode ser acionada através do número 199, 24 horas por dia.

Luciana Nascimento