28 JUN 2022
SERTÃOZINHO É CONTEMPLADA EM MAIS UM EDITAL CULTURAL DO GOVERNO DO ESTADO
Com mais essa conquista, o município recebeu cinco premiações no programa Juntos Pela Cultura

Sertãozinho é destaque no programa “Juntos pela Cultura”, do Governo Estadual! Em um total de nove chamadas públicas, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo conta com cinco premiações: Tradição SP, Revelando SP, +Gestão SP, Circuito SP e agora o Cria SP, cujo resultado foi divulgado nesta segunda-feira (27).

O CRIA SP
É um programa para estimular municípios do Estado de São Paulo a adotarem a economia criativa com foco na cultura e na criatividade para o desenvolvimento urbano e sustentável.

Neste edital, foram selecionados apenas dez municípios! Cada um deles indicou um grupo técnico de trabalho que receberá mentorias para mapear o setor cultural e criativo local. Assim, as cidades poderão desenvolver um plano de economia criativa, de modo que atinjam os requisitos necessários para se candidatarem à Rede de Cidades Criativas da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O grupo técnico de trabalho de Sertãozinho é coordenado pelo secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Pelegrini e tem como integrantes o historiador Rodrigo Touso, responsável pelo Centro Municipal de Memória e pelo Museu da Cidade; a gestora do Museu da Cana, Leila Heck; e a monitora de cultura e chefe de seção de planejamento e controle da Secretaria de Cultura e Turismo, Pierina Bergamasco.

Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da Unesco promove a cooperação entre cidades que consideram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. Atualmente, doze cidades brasileiras fazem parte da Rede. Ao todo, são 295 cidades em 90 países que investem em cultura e criatividade – artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música – para promover o desenvolvimento urbano sustentável.

JUNTOS PELA CULTURA
Um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, é promovido pela Associação Amigos da Arte e tem o objetivo de fomentar e difundir a cultura no Estado.

Texto: Luciana Nascimento