30 JUN 2022
PROJETO “CIDADANIA E OFICINA DE BICICLETARIA PARA JOVENS” REALIZA AULA SIMBÓLICA PARA CELEBRAR ATIVIDADES DO CURSO

Foi realizada ontem (29), uma inaugural e simbólica para celebrar as atividades do Projeto “Cidadania e Oficina de Bicicletaria para Jovens”, no Centro Comunitário do Jardim Alvorada, região de maior abrangência dos adolescentes que frequentam o projeto.

O objetivo da iniciativa é oferecer capacitação profissional e desenvolvimento humano e social a adolescentes e jovens entre 12 e 18 anos que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto ou que são assistidos pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI; egressos da Fundação Casa e encaminhados para atendimento e acompanhamento nos CRAS e Casa da Juventude.

“Nesse curso estou aprendendo o que é cidadania. Eu gostei muito do projeto, sim. Achei bom e estou evoluindo”, disse um dos jovens que frequenta as aulas da oficina e cumpre medida socioeducativa.

“As atividades da oficina tem surpreendido positivamente e a tendência é aumentarmos a oferta. Estamos encantados com o projeto e acreditamos que a implantação de políticas públicas voltadas especialmente aos jovens são essenciais para o desenvolvimento da nossa população”, disse a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Symone Pires.

O Juiz Hélio Benedini Ravagnani, da Vara da Infância e Juventude de Sertãozinho, destacou o bom andamento da iniciativa: “a ideia da administração municipal é espetacular. Os jovens podem enxergar essa oportunidade como uma profissão, ainda mais nos dias de hoje, onde o uso de bicicletas aumentou significativamente”.

Além dos jovens que frequentam o curso, da primeira-dama e Secretária de Assistência Social e Cidadania, Symone Pires, e do juiz Hélio Benedini Ravagnani, da Vara da Infância e Juventude de Sertãozinho, também participaram da aula o secretário da Casa Civil, João Pedro El Faro Lucchesi; a secretária-adjunta de Assistência Social e Cidadania, Janaina Mói Crosara; a coordenadora do CREAS, Marcela Farjani; a assistente social de Sertãozinho, Bruna Capello; a presidente do CMDCA, Ana Cristina de Barros Motta; o coordenador do projeto da AELC, Carlos Eduardo Baquete; a pedagoga Carol Ancheschi; a psicóloga Cibele Merlin; os instrutores Rafael Ambrósio, Gustavo Carassato e Iago Casemiro.

SOBRE O PROJETO

A Vara da Infância e Juventude disponibilizou ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, o valor de aproximadamente R$ 160 mil para a execução do projeto voltado para adolescentes em situação de risco pessoal e social, em especial em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.

O projeto tem capacidade de atender até 20 adolescentes e jovens por quadrimestre, totalizando 40 no período de oito meses. Estão sendo disponibilizados kits de ferramentas que são entregues individualmente para cada adolescente no decorrer das oficinas, além do fornecimento de material didático para as Oficinas de Cidadania e Desenvolvimento Humano e ainda, uniformes e lanches durante as oficinas, além dos professores qualificados para as aulas práticas de oficina de bicicleta, pedagogo e psicólogo para as aulas de cidadania. Para a execução do Projeto foi realizado chamamento público, de acordo com a Lei 13.019/2024, sendo a AELC a OSC contemplada para a execução. O projeto teve início em maio/2022.
As bicicletas utilizadas no projeto são cedidas pelo município, sendo as que são apreendidas pela Guarda Civil Municipal – GCM, em infrações previstas em Lei, que ficam à disposição dos proprietários para devolução em um período de até 90 dias e aquelas que não forem retiradas pelo proprietário após este período, estão sendo cedidas ao projeto de forma regulamentada.

Texto: Christian Sedassari – Departamento de Comunicação PMS

Fonte: Christian Sedassari – Departamento de Comunicação PMS