21 SET 2022
FOCOS DE INCÊNDIO EM SERTÃOZINHO CAEM DRASTICAMENTE EM COMPARAÇÃO COM O MESMO PERÍODO DO ANO PASSADO

Sertãozinho registrou 13 focos de incêndios de 1º de maio a 16 de setembro de 2022. Houve uma redução de 94% se compararmos com o mesmo período do ano passado, quando o município registrou 244 focos de incêndio, de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

“2021 foi um ano marcado por muitos focos de incêndios. Neste ano, com ajuda e consciência de toda comunidade sertanezina, houve uma redução drástica do problema, e este levantamento do INPE comprova este fato. Agradecemos o empenho e disponibilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, dos Bombeiros e da Guarda Civil Municipal de Sertãozinho, pois com apoio deles conseguimos números tão expressivos”, destacou o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Fabiano Trigo.

“Queremos agradecer toda população pela conscientização em relação aos problemas que as queimadas causam ao meio ambiente e ao ser humano. Desde o início do ano trabalhamos de maneira intensiva para que os incêndios fossem amenizados e atingimos a nossa meta. Vamos trabalhar para conseguir manter os números de focos de incêndios baixos em 2023”, disse a coordenadora de Defesa Civil, Elisângela Dreher Pacola.

NÃO É HORA DE BAIXAR A GUARDA

Até o dia 30 de setembro o risco de incêndios é grande e eles podem ser evitados. Parte dos incêndios são causados por ação do homem, ou seja, uma simples bituca de cigarro acesa, jogada às margens das rodovias, pode iniciar um verdadeiro problema. Faça a sua parte!

DICAS PARA EVITAR INCÊNDIOS

Não acenda fogueiras. Evite qualquer tipo de queimada. Mantenha em dia a limpeza de terrenos baldios e sem construção, aceiros em Chácaras e Sítios, roçagem, limpeza de terrenos com materiais como sucatas e reciclagem. Não ateie fogo para limpeza de terrenos, lixo ou resto de podas de árvores. Descarte o cigarro apenas em locais apropriados. Apesar de não ser uma prática em nossa cidade, fica a dica para não soltar balões que podem causar grandes incêndios e danos a toda a população, além de ser crime ambiental.

Texto: Christian Sedassari – Departamento de Comunicação PMS

Fonte: Christian Sedassari – Departamento de Comunicação PMS