28 SET 2022
NO DIA MUNDIAL DE COMBATE À RAIVA, SAIBA COMO PREVENIR A DOENÇA
Hoje, 28 de setembro, é o Dia Mundial de Combate à Raiva, uma doença fatal transmitida aos humanos pela saliva de mamíferos infectados, tanto domésticos quanto silvestres, através de mordidas, arranhões ou lambidas desses animais em mucosas ou feridas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a raiva está presente em mais de 150 países de todos os continentes e cerca de 60 mil pessoas morrem todos os anos no mundo em decorrência da doença. No Brasil, apesar de poucos registros, ainda há incidência de raiva humana: dados do Ministério da Saúde (MS) apontam 45 notificações entre 2010 a 2022, sendo que cinco casos em humanos foram confirmados de janeiro até o início de agosto deste ano, todos fatais.

A raiva não tem cura. Segundo o MS, apenas duas pessoas sobreviveram no Brasil no histórico de registros da doença. Por isso, a única maneira de prevenir a doença é vacinando seu animalzinho.

VACINAÇÃO GRATUITA
O Núcleo de Controle de Vetores e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde realiza gratuitamente a vacinação contra a raiva em cães e gatos. Para proteger seu pet, agende a vacinação pelo telefone (16) 3945-5369, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Aí é só comparecer com o animal na data e hora marcada. O endereço é Av. José Ferreira dos Reis, 890 – Jardim Itapuã, em Sertãozinho.

Uma ação em Cruz das Posses está sendo planejada para atender em breve os animais da população do Distrito.

O QUE FAZER SE UM ANIMAL ME MORDER?
Caso você seja vítima de mordida ou arranhadura, lave imediatamente a ferida com água corrente e sabão. O animal deverá ficar durante dez dias em observação. Se ele permanecer sadio, procure o serviço de saúde para registrar o acidente, mesmo que, de acordo com avaliação do médico ou responsável, não seja necessário receber soro e/ou vacina antirrábica.

ATENÇÃO! Caso o animal agressor manifeste sintomas de raiva, desapareça ou venha a óbito dentro desse período, você deve dirigir-se à UPA 24h, em Sertãozinho, ou à UBS “Edgard Silveira Pagnano”, em Cruz das Posses, para receber a soro e vacina contra a doença.

Se o acidente acontecer com animais silvestres ou que tenham fugido após o ataque, vá imediatamente ao pronto atendimento! A profilaxia pós-exposição, ou seja, a aplicação de soro e/ou vacina antirrábica nos primeiros dias após o ferimento é capaz de salvar a vida de uma pessoa contaminada.

A Unidade de Pronto Atendimento “Dr. Pedro Thomé Francisco dos Reis” (UPA 24h) está localizada à Rua Pedro Carleto Netto, 120 – Jardim Grande Aliança, Sertãozinho. E a UBS “Edgard Silveira Pagnano” fica à Rua Floriano Peixoto, 1.034 – Centro de Cruz das Posses.

Texto: Luciana Nascimento