30 DEZ 2022
CONHEÇA A NOVA GESTÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO
O Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Sertãozinho está com nova diretoria, que exercerá a gestão nos próximos dois anos. Estruturado conforme o Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741/2003) e a Política Nacional do Idoso (Lei Federal nº 8.842/1994), o CMI é composto por representantes do poder público (secretarias de Assistência Social, Saúde, Cultura e Turismo e Esportes e Lazer), assim como da sociedade civil (representantes de grupos organizados da terceira idade, de entidades e associações que se dediquem ao trabalho com idosos, da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e do Sindicato dos Aposentados).

O principal objetivo do Conselho é auxiliar a Política Municipal de Assistência ao Idoso e zelar pelos direitos da pessoa idosa em Sertãozinho e Cruz das Posses, de modo que sejam asseguradas as condições para a promoção da autonomia, integração e participação efetiva desse público na sociedade.

O CMI foi instituído pelo município através da Lei nº 6443/2018, alterado pela Lei nº 6.798/2020, que estabelecem sua composição, o conjunto de atribuições e a forma pela qual suas competências serão exercidas. De acordo com a legislação, o Conselho deve, entre outras coisas, propor ações de assistência social à pessoa idosa, elaborar programas que incentivem a participação da sociedade na assistência ao idoso, e promover ações de conscientização sobre o processo de envelhecimento, a fim de evitar a segregação e os maus tratos.

O Conselho tem ainda a atribuição de gerir o Fundo Municipal do Idoso (FMI), que pode receber valores do imposto de renda devido por pessoas físicas e jurídicas, para auxiliar no atendimento de pessoas idosas do município.

Confira a nova composição do CMI:

MESA DIRETORA
Presidente: Victor Franco Oba
Vice-presidente: Joze Graziela Valadares Murilo
1º Secretário: Sônia Maria Sarti
2º Secretário: Cláudio Tempone

REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO
Secretaria de Assistência Social:
Luciane Aparecida Sicchieri (titular)
Natália Gardenghi de Souza Saran (titular)
Carla Caroline Araújo (suplente)
Silmara Ferreira Rodrigues Cirino (suplente)

Secretaria de Cultura e Turismo:
Sônia Maria Sarti (titular)
Aparecida de Matos Nogueira Silva (suplente)

Secretaria de Esportes e Lazer:
Hérica Regina da Silva (titular)
Luís Antônio Vanzela (suplente)

Secretaria de Saúde:
Victor Franco Oba (titular)
Cristiane Andion de Souza (suplente)

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL
Grupos organizados da terceira idade:
Maria Jacinta de Resende Borges (titular)
Maria Olinda Volpe Zanini (suplente)
Marco Antônio Ancheschi (suplente)

Associações que se dedicam ao trabalho com idosos:
Joze Graziela Valadares Murilo (titular)
Bruna Capelo de Souza Lourenço (titular)
Ingrid Sanchez Rissatti (suplente)
Luiz Fernando Moraes (suplente)

Representantes da OAB
Silvia Aparecida Pereira (titular)
Raíssa Muniz Guedes (suplente).

Sindicato os aposentados:
Claudio Tempone (titular)
João Alessandro Dandaro (suplente)

Os novos membros foram empossados pelo prefeito Dr. Wilsinho em reunião realizada na Sala Multiuso “Vereador João Zarinelo”, no Paço Municipal “Dr. Antônio Almussa Filho”.

Luciana Nascimento