A iniciativa faz parte da campanha “Identificar para Incluir”, lançada nas comemorações do mês de conscientização do autismo
A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, lança neste mês de abril a campanha “Identificar para Incluir”, que distribui a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) cordões coloridos para identificação do autismo e outras deficiências ocultas. A iniciativa faz parte das comemorações do mês de conscientização do autismo.
Para retirar o cordão, as pessoas com autismo – ou seus responsáveis, no caso de menores de 18 anos – devem comparecer ao Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência munidos de documento de identificação e do SIM Card TEA, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O endereço é Rua Auad Sader, 160 – Jardim Liberdade.
Como o autismo é uma deficiência oculta, o cordão e o SIM Card TEA são formas das pessoas que vivem com a condição serem identificadas e terem garantidos seus direitos, como, por exemplo, o uso de fila e vagas de estacionamento preferenciais, evitando constrangimentos. O uso dos itens também dispensa a necessidade das pessoas autistas ou seus responsáveis levarem consigo o laudo médico.
Até meados de abril, a Secretaria de Administração – responsável pelos cadastros no SIM Card – apurou 313 pessoas autistas cadastradas.
COMO SOLICITAR O SIM CARD TEA
Basta ir à Central de Cadastramento, situada à Rua José Bonini, 1.312 – Centro, levando documento de identificação (RG, CNH ou certidão de nascimento), comprovante de residência, exame da tipagem sanguínea e laudo ou relatório médico com o número do CID. Também é possível fazer o pré-cadastro pelo aplicativo "Sertãozinho Digital".
Mais informações pelo telefone/WhatsApp: (16) 97407-8873.
A CONDIÇÃO
O autismo é uma condição do desenvolvimento cerebral. Engloba comprometimento na socialização, comunicação e linguagem, assim como interesses restritos que são únicos para cada indivíduo e realizados de forma repetitiva. Apesar das dificuldades, pessoas com TEA têm aptidões como uma profunda capacidade de concentração (hiperfoco) e atenção a detalhes e podem ter um vasto conhecimento sobre certos assuntos, podendo tornar-se excelentes profissionais da área que dominam.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS