A Ouvidoria SUS do Município de Sertãozinho/SP é representada pelo canal “FALE COM A SAÚDE”. Este canal de comunicação entre usuários do SUS e a administração municipal tem por objetivo levar as manifestações dos usuários do SUS à administração do município.
Esse processo garante a participação dos cidadãos nas políticas públicas de saúde, produzindo impactos positivos nos processos de gestão da Secretaria Municipal de Saúde.
Para registrar solicitações, elogios, sugestões, informações, reclamações e denúncias sobre os Serviços de Saúde do município de Sertãozinho/SP você tem os seguintes canais:
E-mail: falecomasaude@sertaozinho.sp.gov.br
Telefone: (16) 3942.4579
OBS: É fundamental enviar os dados solicitados, a falta de dados muitas vezes inviabiliza o encaminhamento da resposta à sua manifestação. Lembramos que os dados são obrigatórios.
A Prefeitura de Sertãozinho vai implantar a Ouvidoria da Saúde a partir do dia 1º de dezembro. Com isso, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão enviar diretamente sugestões ou reclamações relacionadas à saúde pública de Sertãozinho através do site da Prefeitura, e-mail ou telefone.
A proposta é inédita no município e tem como objetivo melhorar o atendimento, além de tornar cada mais humanizadas as consultas na rede pública da cidade. O sistema de ouvidoria também vai realizar o levantamento preciso de indicadores, servindo de ferramenta de gestão para a Secretária Municipal da Saúde, permitindo aprimoramento e ações necessárias onde realmente houver necessidade. Anteriormente, demandas relacionadas ao serviço aconteciam Ouvidoria Geral do Município que tratava de todos os assuntos da Prefeitura.
Os atendimentos vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h00, exceto feriados e pontos facultativos, através do telefone (16) 3942-4579 ou pelo e-mail: falecomasaude@sertaozinho.sp.gov.br. O serviço também estará disponível na página da Prefeitura na Secretaria da Saúde
Veja os requisitos para que sua manifestação seja atendida:
SOLICITAÇÃO – Fornecer os dados da pessoa a ser atendida: nome do paciente*, data de nascimento* e Cartão SUS*, além de um telefone de contato para esclarecimentos necessários.
SUGESTÕES E ELOGIOS – Procure fornecer o maior número de informações possíveis para que possamos entender o que você está sugerindo ou elogiando.
RECLAMAÇÃO e DENÚNCIA – Fornecer o máximo de dados do local e das pessoas envolvidas, além de um telefone de contato para esclarecimentos necessários. Sua manifestação seguirá o seguinte Fluxo: 1. Recebimento da demanda pela Ouvidoria do SUS 2. Encaminhamento para o setor/serviço responsável 3. Análise 4. Resposta para Ouvidoria do SUS 5. Conclusão 6. Fechamento (Quem indicou o e-mail receberá a resposta por e-mail) NÃO SÃO ATRIBUIÇÕES DA OUVIDORIA
• Serviço social;
• Agendamento de exames e consultas;
• Auditoria;
• Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC;
• Assessoria Jurídica;
• Assessoria de Comunicação.
Conheça um pouco mais como funciona o SUS na cidade de Sertãozinho, clicando em:
https://www.sertaozinho.sp.gov.br/portal/secretarias/29/secretaria-de-saude