06 MAI 2024
SERTÃOZINHO MANTÉM BAIXOS OS CASOS DE DENGUE ENQUANTO OUTRAS CIDADES ENFRENTAM AUMENTO
A colaboração de cada cidadão é fundamental para manter o município protegido contra a doença
Na batalha contra a dengue, uma notícia positiva emerge da cidade de Sertãozinho: até a última terça-feira, dia 30 de abril, foram registrados apenas 398 casos confirmados da doença. Enquanto isso, outros municípios enfrentam um aumento preocupante nos casos. Essa disparidade evidencia os esforços incansáveis da Prefeitura de Sertãozinho na intensificação das medidas de prevenção, aliados à manutenção da cidade no controle de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O prefeito Dr. Wilsinho, que é médico, enfatizou a importância dessa dedicação em manter a incidência da dengue em níveis tão baixos. “Nosso trabalho incansável tem sido fundamental para evitar uma epidemia de dengue em nossa cidade. Estamos protegendo nossa população e prevenindo casos mais graves da doença”, afirma o prefeito.

Enquanto Sertãozinho registra menos de 400 casos, outras cidades de mesmo porte apresentam até dez vezes mais casos: em Barretos, por exemplo, são 4.236 positivados e 1.235 confirmados em Bebedouro. Esses números ressaltam a eficácia das medidas preventivas implementadas em Sertãozinho. Além disso, quando observamos cidades maiores, como Ribeirão Preto, os números são ainda mais expressivos, com um total de 16.640 casos confirmados.

“O trabalho do Controle de Vetores não para. Temos o trabalho de rotina, visitando as casas durante a semana e intensificando aos sábados, voltando aos imóveis que ficaram fechados durante a semana. Também realizamos a termonebulização, mais conhecida como fumacê, nas áreas onde há maior número de casos confirmados, para que a doença não se propague ainda mais”, explicou a secretária de Saúde, Fabia Tolvo, reforçando ainda que agentes da secretaria visitam locais de grande concentração diária de pessoa, como hospitais, igrejas, escolas e prédios públicos.

No entanto, é crucial ressaltar que a batalha contra a dengue está longe de ser vencida. Mesmo diante de baixos índices, a população não deve descuidar da prevenção. A colaboração de cada cidadão é fundamental para manter Sertãozinho protegida contra essa doença, evitando o acúmulo de água parada, eliminando criadouros e mantendo seus quintais limpos. Empresas também devem adotar medidas preventivas nos seus estabelecimentos.

Sertãozinho demonstra que, com esforço conjunto e comprometimento, é possível enfrentar desafios de saúde pública com sucesso. A batalha contra a dengue é contínua. Por isso, é essencial que todos façam sua parte contra a propagação da doença.

Francisco Silva