Na última sexta-feira, 10 de maio, a Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, realizou o plantio de 161 mudas de árvores nativas no Parque Linear Urbano “Guimar Machado Benelli”. Ao redor do lago, foram plantados 120 ipês-rosa, amarelos e brancos intercalados. Já no entorno das quadras e do parque infantil, foi realizado o plantio de 36 mudas de ipê e outras 5 de flamboyants.
De acordo com o diretor do Departamento Técnico Ambiental, Felipe do Amaral Braga Sayeg, as espécies foram escolhidas para harmonizar com o projeto paisagístico do local, pois já existem outros ipês plantados no parque. “Os ipês são árvores nativas do bioma de nossa região, que está na transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, produzem uma florada muito bonita entre os meses de junho a setembro”, explica Sayeg.
Segundo Felipe, os flamboyants, apesar de não serem espécies nativas, são árvores já muito bem adaptadas ao nosso clima. “Esses espécimes foram trazidos da ilha de Madagascar, na África, há mais de um século. Como elas têm uma copa bem larga, dão uma boa sombra e são também muito usadas no paisagismo em parques”, conclui.
Para ampliar ainda mais as áreas de sombra, já está em licitação a construção de cinco pergolados com cobertura de trepadeiras.
O Parque Linear Urbano está localizado à Avenida Nelson Matheus Benelli, s/ nº – Jardim Botânico, em Sertãozinho.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS