Histórico da corporação: A Guarda Civil Municipal de Sertãozinho (GCM) foi criada em 26 maio de 1962, pelo prefeito da época, Sr. Egisto Sicchieri, com o nome de Guarda Noturna Municipal. Em 1º de março de 1969, recebeu a denominação de Guarda Municipal Armada, passando por várias outras denominações, até que, no ano de 1983, o prefeito Waldyr Alceu Trigo conferiu a denominação atual da corporação.
Entre os trabalhos desenvolvidos pela corporação estão o patrulhamento em prédios públicos, além do zelo por bens, serviços e instalações do município; a fiscalização de trânsito, para melhorar as condições de circulação dos veículos; bloqueios de trânsito em eventos ou em pontos estratégicos, visando o desarmamento e as condições dos veículos e condutores; o combate ao crime em geral, com o objetivo de coibir furtos, roubos e também o tráfico de drogas; fiscalização em bares e estabelecimentos comerciais; e auxílio a todas as outras secretarias municipais, no tocante à segurança. O setor tem por princípio prestar um atendimento eficaz à população sertanezina.
O efetivo da GCM conta com 166 guardas civis, sendo 21 mulheres. O setor é equipado com 12 viaturas de pequeno porte, 01 Kombi, 04 viaturas de grande porte e 08 motocicletas, além de equipamentos de uso individual, como coletes à prova de balas, algemas, tonfas, cassetetes, revólveres, pistolas e espingardas.
Grupamento Patrimonial: Conta com uma viatura, que faz o transporte dos guardas que estão destacados em prédios públicos, zelando e cuidando desses patrimônios. Os guardas municipais, que compõem o Grupo de Patrulha Motorizada e Patrimonial, possuem cursos de Armamento e Tiro, Imobilização Tática, Defesa Pessoal, Tiro Prático, Desarmamento com Refém, Rapel, entre outros.
Grupamento de Patrulheiros Motorizados: Conta com 12 viaturas de pequeno porte, que são responsáveis pela segurança e pelo patrulhamento das ruas e das praças, em todos os bairros e no Distrito de Cruz das Posses. O Patrulhamento Preventivo atua com vistas a coibir crimes, principalmente furtos e roubos - grupamento que é de grande eficácia no atendimento de todas as ocorrências do cotidiano sertanezino, atendendo diretamente a população em quaisquer solicitações.
Grupamento de Motos: Conta com 08 motocicletas, que possibilitam maior rapidez no atendimento, atuando, principalmente, em áreas comerciais, em períodos de grande movimentação financeira. É também muito eficaz em todos os eventos realizados no município e no Distrito.
Patrulhamento Escolar: Todas as viaturas em serviço, diariamente, organizam a travessia nos horários de saída de alunos, em várias escolas do município. Esse patrulhamento conta, ainda, com uma viatura específica para o atendimento escolar, fazendo contato todos os dias nas escolas públicas de nossa cidade, visando entender e auxiliar nas necessidades de segurança em cada escola.
ROMU (Ronda Ostensiva Municipal): Conta com 04 viaturas de grande porte e é composta por guardas treinados e direcionados, especificamente, para situações de alto risco. A ROMU atua em toda cidade, tendo sua presença intensificada nas regiões com maior índice de conflitos.