16 JAN 2024
SERVIÇOS E PROCESSOS A UM TOQUE DE DISTÂNCIA
Programa municipal revoluciona forma de comunicação público governamental

Agilidade, transparência, economia de recursos e qualidade de vida definem o programa municipal Sem Papel em Sertãozinho. A ramificação do SIM Digital voltada à área de serviços municipais e processos eletrônicos segue impactando positivamente o serviço público e a vida do cidadão.

Desenvolvido pela Prefeitura Municipal, de janeiro de 2023 até a presente data, já foram registrados no sistema mais de 167 mil protocolos, nos diversos setores da administração pública municipal direta e indireta, inclusas as autarquias SAEMAS e SERTPREV. A contagem inclui, além das demandas de munícipes por serviços públicos nas mais diversas áreas – saúde, educação, fazenda, social – as requisições internas de servidores municipais, que agora podem protocolar pedidos de férias, licenças e outros relativos à sua vida funcional de forma totalmente digital, de qualquer local com conexão à Internet.

No SAEMAS os assuntos campeões de abertura foram: correção de faturas, vistoria em hidrômetro, revisão de consumo por vazamento e alteração de proprietário/compromissário. Já na SERTPREV, o destaque ficou por conta dos pedidos por certidões de vínculo empregatício.

Liderando o “Top 5” dos assuntos mais protocolados na esfera da Prefeitura temos, em primeiro lugar os pedidos para cartão de estacionamento para pessoa idosa, seguido por alterações de proprietário/compromissário no cadastro imobiliário, remissão de IPTU para pessoas de baixa renda, poda e corte de árvores e compensação de tributos municipais.

Desde o início do programa, em setembro de 2022, já foram gerados mais de 375 mil documentos oficiais, economizando mais de 1.500.000 impressões.

Para o secretário municipal de Administração, Valdir Zamoner, os números representam uma economia que supera R$ 100 mil só em papel, desconsiderados os gastos com tintas de toner e cartuchos de impressoras e transporte de papéis entre os órgãos públicos. “Deve-se ressaltar também os ganhos ambientais com o projeto, visto que o chamado ciclo do papel impacta o meio ambiente desde seu início. São menos árvores e menos gás carbônico emitido na atmosfera”, completa Zamoner.

CONHEÇA O PROGRAMA

Para quem ainda não conhece o programa SIM Digital | Sem Papel, é só acessar o site oficial da Prefeitura Municipal (www.sertaozinho.sp.gov.br) e, na aba “Cidadão”, clicar em “SIM - Sem Papel”. No alto, à direita da tela, basta clicar em “Cadastro” e realizar o cadastramento com um e-mail válido, seguido pelos dados pessoais. Pessoas jurídicas também podem se cadastrar através de e-mail institucional e CNPJ.

A partir daí é só optar por um dos módulos de atendimento, a depender do tipo da demanda: Protocolos, Ouvidoria, Pedidos de e-SIC, Protocolo Especial – Obras (Análise de Projetos) e Licenciamentos Ambientais.