Um equipamento da Prefeitura de Sertãozinho ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua “Violanda Gemente Aran” (Centro POP) acolhe pessoas em situação de rua que possuem vínculos com o município e oferece apoio pontual aquelas que estão de passagem pela cidade, desde que estejam em situação de rua. Um dos serviços também realizados são as abordagens a esse grupo da população, trabalho que tem sido intensificado.
Celso Luiz Garrefa, pedagogo social e diretor do Centro POP, informa que tem aumentado significativamente a quantidade de pessoas que chegam ao município e procuram abrigo embaixo de marquises e viadutos e que permanecem no Centro para pedir ajuda às pessoas. “Essa realidade não é exclusividade de Sertãozinho, tem ocorrido em todo o país. O trabalho de abordagem, convidando para pernoitar no albergue, já é uma rotina nossa e agora, no período de frio, estamos realizando diariamente”, informa Celso.
RECUSA
Garrefa explica que o Centro POP tem procurado apoiar ativamente essa população. Porém, estatisticamente, apenas três em cada dez pessoas abordadas pela equipe aceitam a ajuda. A maioria prefere continuar pedindo nos semáforos e dormir na rua.
É importante destacar que essas pessoas possuem o direito constitucional de ir e vir como qualquer cidadão. Por isso o Centro POP não recolhe e nem pode manter em seu equipamento quem se recusar a ir. Caso você seja desrespeitado, ameaçado, vítima de extorsão ou vandalismo praticado por qualquer que seja a pessoa, em situação de rua ou não, acione a GCM pelo telefone 153 ou 199.
O CENTRO POP
Atualmente possui 25 pessoas vinculadas ao serviço que passam o dia todo no local, com direito a café da manhã, almoço e lanche da tarde. São oferecidos atendimentos com assistente social, psicóloga, pedagoga social, nutricionista e educadores sociais, além de banho, canil, guarda de pertences, lavanderia e registro de boletim de ocorrência por perda de documentos. Pessoas em trânsito recebem também passagem para retornarem aos seus municípios, desde que estejam de acordo. À noite, as pessoas são encaminhadas ao Albergue Noturno “Octávio de Oliveira Campos”, onde recebem toalha, roupas, alimento e acomodação para dormirem protegidas.
Até o final do inverno, o Centro POP está funcionando também nos finais de semana, para acomodar quem deseja permanecer fora das ruas. Nas noites de frio mais intenso, o Centro POP também realiza abordagens noturnas, acomodando os interessados no Albergue Noturno.
Confira nas imagens alguns números de atendimentos realizados nos primeiros meses de 2023.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS