Sertãozinho ocupa o 6º lugar no ranking do MIT – Municípios de Interesse Turístico, organizado pelo Governo Estadual que elegeu, entre as mais de 500 cidades do estado, 140 com potencial turístico. O município é marcado por grande fluxo de turistas durante todo o ano, por turismo de negócios, lazer, cultural, rural e ecológico.
O turismo sertanezino é fortemente marcado pelos negócios, que ocorre em todos os dias da semana. A cidade abriga mais de 500 indústrias instaladas, 4 grandes usinas e é a única cidade no Brasil capaz de produzir açúcar, álcool e energia numa única fábrica, chamando atenção de grandes empresários do país.
Pontos de lazer, culturais e ecológicos também são destaque para a movimentação de turistas na cidade, alguns como:
- Parque do Cristo Salvador, que recebe mais de 200 visitantes aos finais de semana;
- Parque Ecológico de Lazer, que em seus dias de maior movimentação chega a receber mais de 5 mil visitantes (3 mil são pessoas de fora de Sertãozinho);
- Parque Linear Urbano, que conta com grande reserva ambiental;
- Museu da Cana, única usina totalmente conservada com todos os equipamentos desde sua fundação;
- Museu da Cidade, que guarda a história do crescimento da cidade;
- Colônia Preta, vila de escravos libertos, e Capela de São Benedito, fundada em 1911.
Diversas outras construções também fazem parte da história do município, como a Catedral Matriz Nossa Senhora Aparecida, o marco zero da cidade, o Teatro Municipal, o Paço Municipal, sede da Prefeitura, e o prédio da antiga Biblioteca Municipal.
GRANDES EVENTOS
O município de Sertãozinho e o distrito de Cruz das Posses têm eventos tradicionais que também movimentam a cidade no turismo e na economia: Carnaval, Mostra de Teatro, festas de peão, Sertão + Solidário, Feira do Livro, Aniversário de Sertãozinho e festa de Réveillon.
Outros eventos que atraem milhares de turistas para o município e que estão relacionados aos negócios são o Congresso de Aviação Agrícola e a Fenasucro Agrocana, a maior feira sucroenergética do mundo.
ECONOMIA E INVESTIMENTOS
Outros tipos de turismo estão recebendo cada vez mais investimentos e infraestrutura, como o rural, braço importante da economia da cidade, e o esportivo.
Recentemente, Sertãozinho inaugurou nova pista de Mountain Bike, que atrai ciclistas de toda região, provas de corrida de rua já tradicionais na cidade, e o famoso hóquei, um dos maiores destaques esportivos da cidade conhecido nacionalmente.
CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA – CAT
A Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria de Cultura e Turismo e com o apoio do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), desenvolve projetos para que as construções que marcaram a história sertanezina possam ser preservados, recebendo investimentos, como o Museu Ferroviário e a antiga Biblioteca Municipal, onde passará a ser o Centro de Atendimento ao Turista.
O CAT tem como objetivo prestar apoio e orientação ao turista, gerar dados sobre o setor na cidade, abrigar a sede da Academia Sertanezina de Letras e a Casa do Artesão.
MIT
O projeto “Municípios de Interesse Turístico”, instituído em 2015 pelo Governo do Estado de São Paulo, é uma política pública de transferência permanente de recursos para obras e melhorias de infraestrutura turística.
Para participar do MIT, os municípios devem preencher alguns critérios, como potencial turístico, instituir o Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, plano diretor de turismo e expressivos atrativos turísticos. Sertãozinho preenche todos os requisitos para receber investimentos na área.
Ana Carolina Milani
Departamento de Comunicação PMS