Desde a primeira semana do mês, a Secretaria de Assistência Social vem realizando uma série de rodas de conversa nos equipamentos sociais do município com mulheres assistidas pela Prefeitura de Sertãozinho. As ações fazem parte da programação de atividades do Agosto Lilás, campanha de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. A intenção é muni-las com informações sobre seus direitos e sobre onde buscar atendimento e denunciar violências que sofram eventualmente.
As rodas de conversa já aconteceram nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Conjunto Habitacional Anélio Celline (CRAS 1), Jardim Alvorada (CRAS 2), Cruz das Posses (CRAS 4), Jardim Sindicato (CRAS 3) e no Centro Dia do Idosos (CDI). Nas ações, as mulheres participantes puderam falar sobre violências a que estão sujeitas, sejam elas hipotéticas ou até mesmo reais, tendo como gancho para a discussão o primeiro episódio da série “Bom dia Verônica”, que traz à tona o tema da violência contra a mulher em suas diversas manifestações: física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.
As mulheres também receberam a orientação de riscar um X na cor vermelha na palma da mão, uma maneira discreta, rápida e simples de pedir socorro em repartições públicas. Ao final do evento, cada uma recebeu um exemplar da cartilha “Violência contra a mulher não tem desculpa. Tem lei”. As próximas atividades acontecem hoje (22), no Núcleo de atendimento do CRAS 5 na Vila Garcia e, no dia 31, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado no Conjunto Habitacional Antônio Costa Patrão (Cohab 4).
GRITO POR RESPEITO
Os CRASs também têm realizado ações paralelas sobre a temática. Na última sexta-feira (18), aconteceu uma caminhada desde a UBS “Jaime Bonifácio da Silva”, no Jardim Santa Rosa, até a sede do CRAS 1. As mais de 50 mulheres participantes realizaram o percurso entoando gritos contra a violência de gênero e de empoderamento, como “Violência não” e “Mulheres merecem respeito”.
A ação contou com colaboração da GCM.
CANAIS DE ATENDIMENTO
- CREAS: (16) 3945-6493 | (16) 99141-6559
- Central de atendimento à mulher em situação de violência: 180
CANAIS DE DENÚNCIA
- GCM: 199
- Polícia militar: 190
- Delegacia de Defesa da Mulher (DDM): 3942-9937
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS