Acreditar que pessoas com deficiência (PcD) são incapazes ou inferiores e tratá-las mal por essa razão. Esta é a definição de capacitismo, tema central do 2º Fórum Geração Inclusiva de Sertãozinho, que acontecerá no dia 28 de setembro, no Teatro Municipal “Profª Olympia Faria de Aguiar Adami”, a partir das 18h30.
O evento traz o foco da discussão para a percepção das PcDs com a questão: como é sentir o capacitismo na pele? O objetivo é gerar conscientização e buscar pela garantia dos direitos dos PcDs previstos na Constituição e na Lei de Inclusão. Serão cinco palestrantes: Marta Santos, professora de natação para autistas; Lilian Matos, representando PcDs, Emília Alves, idealizadora da Associação de Cegos de Sertãozinho; Fernanda Silva, professora de História na Educação Básica; e Cassandra Zuin, pedagoga especialista em atendimento escolar especializado.
2º FÓRUM GERAÇÃO INCLUSIVA
28 de setembro, a partir das 18h30
Teatro Municipal “Profª Olympia Faria de Aguiar Adami”
Rua Washington Luiz, 1.131 – Centro, Sertãozinho
Inscrições gratuitas on-line:
http://sertaozinho.sp.gov.br/forum-geracao-inclusiva-2023
O 2º Fórum Geração Inclusiva contará com interpretação em Libras e audiodescrição. Haverá um café para recepcionar os participantes, durante o credenciamento, e intervenções artísticas inclusivas nos intervalos. O evento tem apoio da Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência. A realização é da Organização Geração Inclusiva e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPcD).
A GERAÇÃO INCLUSIVA
É uma empresa social com o propósito de diminuir as distâncias e estabelecer um círculo virtuoso, onde todos possam se ver representados e respeitados como seres humanos.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS