Na noite desta quinta-feira (28), Sertãozinho sediou o 2 º Fórum Geração Inclusiva no Teatro Municipal “Profª Olympia Faria de Aguiar Adami”. Uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social, por meio do Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPCD) e Instituto Geração Inclusiva, o evento contou com a participação de cerca de 400 pessoas para discutir o tema “Capacitismo: sentindo na pele”.
Os participantes foram recebidos com um delicioso café e com a animação dos doutores palhaços do Expresso Viver, que também realizaram apresentação artística na abertura. O público pôde conferir apresentação da coreografia de alunos das aulas de “Dança Inclusiva”, que acontecem no CEU das Artes. Também houve apresentação de colaboradores e, em seguida, do Grupo Mãos que Falam, com uma cena do espetáculo “Alice no país dos ouvintes”.
Representou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Symone Pires, a Diretora do Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência, Lia de Souza. O secretário de Cultura e Turismo, Josias Nascimento, também esteve presente e destacou a importância do evento para a cidade. Também participaram a Presidente do Instituto Geração Inclusiva, Viviane Martini, e a secretária do CMPCD, Lara Ramos.
O 2º fórum contou com as painelistas Lilian Matos, Emília Alves, Marta Rocha, Cassandra Zuin e Fernanda Rodrigues Rossi e mediação de Lia de Souza e Luciana Rodrigues. Os painelistas puderam expor histórias de vida e de superação, suas opiniões e experiências sobre o capacitismo, o que isso significa e o que pode ser feito para conscientizar a população sobre o preconceito contra pessoas com deficiência.
Durante a atividade, uma homenagem póstuma foi feita à cidadã sertanezina Helena Cássia de Melo Almeida, que faleceu no início do mês. Helena foi reconhecida por seu incansável trabalho em prol das pessoas com deficiência de Sertãozinho.
A GERAÇÃO INCLUSIVA
É uma empresa social com o propósito de diminuir as distâncias e estabelecer um círculo virtuoso, onde todos possam se ver representados e respeitados como seres humanos.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS