01 DEZ 2023
CONFIRA O QUE ABRE E O QUE FECHA EM SERTÃOZINHO NO FERIADO DO ANIVERSÁRIO DE 127 ANOS DE SERTÃOZINHO
Terça-feira, 05 de dezembro, é o Aniversário de 127 anos de Sertãozinho, feriado municipal. Além disso, o decreto municipal nº 8.081/2023 considera a segunda-feira (04)como ponto facultativo na cidade e no distrito de Cruz das Posses.

Por esse motivo, a maior parte das repartições municipais não funcionará nesse dia e algumas estarão em sistema de plantão. No Paço Municipal, por exemplo, não haverá expediente e as atividades serão retomadas na quarta-feira (06), a partir das 8h30.

Confira como ficará o funcionamento de alguns dos órgãos e serviços municipais:

- CENTRAIS DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO E POUPATEMPO – Funcionarão normalmente no sábado (02). Na segunda-feira (04) os serviços municipais funcionarão apenas para a emissão de boletos e os serviços estaduais funcionarão normalmente. No dia do feriado (05) estarão fechados, voltando ao funcionamento normal na quarta-feira (06).
É importante lembrar que o cidadão só deve comparecer ao local em data e horário agendados previamente. O agendamento para os atendimentos no Poupatempo e na Central de Atendimento de Sertãozinho está disponível através do portal http://poupatempo.sp.gov.br.
Como funciona no prédio da Secretaria Distrital (Subprefeitura), a Central de Atendimento de Cruz das Posses permanecerá fechada nos dias 04 e 05 de dezembro, retornando o atendimento na quarta-feira (06), às 8h30.

- SAEMAS O setor administrativo não funcionará no ponto facultativo (04) nem no feriado (05), retornando na quarta-feira (06), em horário normal. Porém, como é habitual, o departamento de manutenção trabalhará em sistema de plantão. Em casos de emergência, basta que o cidadão ligue: 0800 010 46 46.

- UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBSs) – As Unidades Básicas de Saúde de Sertãozinho permanecerão fechadas no ponto facultativo (04) e no dia do feriado (05). Os atendimentos voltarão ao normal na quarta-feira (06), às 7h.
A unidade de Cruz das Posses segue com atendimento 24 horas por dia, em regime de plantão, exceto a sala de vacinas, que retorna para vacinação de rotina no dia 06, das 6h30 às 15h.

- UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) E USF “DR. LUIZ ALBANEZ NETO”O atendimento da UPA a urgências e emergências seguirão normalmente, 24 horas por dia. A UPA está localizada à rua Pedro Carleto Neto, 120 – Jardim Grande Aliança. Telefone: (16) 3947-2290.
A USF “Dr. Luiz Albanez Neto”, no Jardim Helena, estará aberta à população para atendimentos de emergência no sábado (02), domingo (03) no feriado (05) das 7h às 19h. No ponto facultativo (04), o funcionamento será das 7h às 22h. Esta unidade de saúde funciona como unidade de apoio à UPA e fica localizada à rua Sebastião Damacena, 257.

- CENTRO DE ARTES E ESPORTES UNIFICADOS “EURIDES FERRAZ TEIXEIRA” (CEU DAS ARTES) – Funcionará normalmente no sábado (02), das 8h às 21h. Estará fechado na segunda-feira (04), como de costume, e no feriado (05), retomando as atividades na quarta-feira (06), das 8h às 21h.

- POSTO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS (PÓRTICO) – Do sábado (02) até o Aniversário de 127 anos de Sertãozinho (05), o Posto de Informações Turísticas (PIT), localizado no pórtico da cidade, funcionará normalmente, das 9h às 21h. O local fechará na quarta (06) e volta a funcionar normalmente na quinta-feira (07).

- PARQUE DO CRISTO SALVADOR “ANTÔNIO GIMENES FILHO” – O ponto turístico funcionará normalmente, das 9h às 21h, do sábado (02) até a segunda-feira (04). Na terça (05), o funcionamento será das 9h às 19h, voltando ao horário normal a partir da quarta-feira (06).

- PARQUE ECOLÓGICO E DE LAZER “GUSTAVO SIMIONI” – O atrativo turístico funcionará normalmente de 02 a 05 de dezembro, com entrada permitida das 9h às 17h e fechamento às 18h. O local estará fechado para manutenção na quarta (06) e quinta (07), retomando as atividades na sexta-feira (08).

- PARQUE LINEAR URBANO “GUIOMAR CARVALHO BENELLI” – De sábado (02) até o dia do feriado (05), abrirá normalmente às 6h. Com os shows de aniversário, excepcionalmente, o horário de fechamento de 01 a 05 de dezembro será diferenciado. A partir da quarta-feira (06), o Parque Linear Urbano volta a funcionar das 6h às 22h.

- CENTRO OLÍMPICO “MARIA ZEFERINA RODRIGUES BALDAIA” – Funcionará de sábado (02) até terça-feira (05) em horário reduzido: das 7h às 16h, voltando a abrir das 6h às 21h na quarta-feira (06). As demais praças esportivas estarão fechadas.

- ECOPONTOS – No sábado (02) e na segunda (04), todos os ecopontos estarão em funcionamento normal, das 8h às 12h e das 14h às 18h. No domingo (03) e no dia do feriado (05), funcionam em esquema de plantão, no mesmo horário, apenas as unidades dos bairros Jardim Campo Belo, Jardim Nova Europa III, Jardim Santa Rosa II, Jardim São José e Jardim Veneto I.
Os endereços dos 16 pontos de descarte estão disponíveis no site da prefeitura, na página da secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.

- COLETA DE LIXO DOMICILIAR E SELETIVA – No sábado (02) a coleta de lixo domiciliar (orgânico) continuará normalmente e não haverá coleta seletiva, como já acontece. No ponto facultativo (04), as duas coletas acontecerão normalmente.
Já na terça-feira (05), dia do feriado, a coleta de lixo domiciliar funcionará em regime de plantão, atendendo as principais avenidas e o centro da cidade; nesse dia não haverá coleta seletiva. Ambas as coletas que retornarão ao atendimento normal na quarta-feira (06).
É recomendado que os moradores dos bairros atendidos pela coleta seletiva às terças-feiras guardem os resíduos em local coberto até a terça da semana seguinte.

- UBS ANIMAL “ELZA MOSCHINI MARQUES” e CANIL DE ADOÇÃO “DR. JOÃO CALDIN FILHO” – No sábado (02), o atendimento será das 8h às 12h. Estarão fechados no domingo (03) e no feriado (05), mas abrirão no ponto facultativo (04) das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Na quarta-feira (06) o Canil Municipal e a UBS Animal voltarão a funcionar.

Luciana Nascimento