Neste final de semana, a Banda Marcial da Juventude de Sertãozinho conquistou o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Fanfarras e Bandas 2023, organizado pela Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras (LBF). A competição aconteceu no dia 03 de dezembro, na cidade de Amparo/SP.
O troféu de 1º lugar foi para o corpo musical. A modalidade de baliza conquistou a 4ª colocação e o pavilhão, o 5º lugar. O grupo competiu na categoria Banda Marcial Juvenil, na qual concorrem jovens de até 20 anos de idade.
Além de campeã brasileira, a Banda conquistou os seguintes prêmios em 2023:
Campeonato Estadual Paulista
1º lugar - Corpo Musical (categoria juvenil)
3º lugar - Pelotão Cívico (categoria juvenil)
3º lugar - Baliza (categoria sênior)
32º Concurso de Fanfarras e Bandas de Caieiras/SP
1º Lugar - Corpo Musical(categoria juvenil)
2º Lugar - Baliza (categoria juvenil)
Troféu José Branco Zuglian
Campeã Geral - Performance de Música Popular
Troféu Marcelo Menegatti
Campeã no aspecto Apresentação
PERSPECTIVAS PARA 2024
De acordo com o maestro da Banda Marcial da Juventude, Rodrigo de Jesus, o grupo já tem um projeto credenciado e aprovado pelo ProAC/ICMS, da Secretaria de Cultura, Indústria e Economia Criativas do Estado de São Paulo, para expandir as atividades do projeto de forma a oferecer oportunidades para mais crianças, jovens e adultos, principalmente aqueles que moram em bairros afastados do Centro.
O PROJETO
A Banda Marcial da Juventude é projeto viabilizado pela Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A banda oferece aulas de instrumentos musicais de fanfarra, canto coral e dança para pessoas a partir de 10 anos de idade. As atividades são gratuitas.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS