Com o intuito de respeitar e aproximar todos os cidadãos, a Prefeitura de Sertãozinho, através das secretarias de Direitos Humanos e Cidadania, Assistência Social e Segurança Alimentar e de Cultura e Turismo, em parceria com a ONG Primavera, promove o primeiro Encontro da Visibilidade Trans na próxima segunda-feira, dia 29.
O evento acontecerá no Centro Cultural de Sertãozinho, localizado à rua Expedicionário Lellis, 1.500, prédio anexo à Secretaria de Cultura e Turismo, às 20h. O cronograma conta com abertura oficial com as instituições presentes, homenagem à cantora Elis Regina, apresentação de poema e roda de conversa.
O encontro tem o objetivo de buscar ainda mais o respeito e a cidadania das pessoas transsexuais, travestis e não-binárias, que sofrem violências, discriminações, violações de todos os seus direitos, com graves quadros de situação de vulnerabilidade socioeconômica, conflitos familiares, evasão escolar e questões de saúde.
DIA DA VISIBILIDADE TRANS
O ano de 2024 será o marco de 20 anos de comemoração do dia da Visibilidade Trans. A data traz reflexões sobre a importância da visibilidade de pessoas transgênero no Brasil, aceitação da sexualidade, representatividade e luta por acesso à saúde, educação, geração de emprego digno e renda e ao enfrentamento ao preconceito e discriminação.
Apesar da luta pela visibilidade ter ganhado espaço, o Brasil continua sendo o país que mais mata pessoas trans no mundo. Em 2022, foram registrados 131 assassinatos e 20 suicídios (dados da ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais). Ainda de acordo com a associação, a expectativa de vida dessa população é, em média, de 35 anos.
Ana Carolina Milani
Departamento de Comunicação PMS