09 FEV 2024
PREFEITURA PREPARA DIA “D” DE COMBATE A DENGUE

Na manhã desta sexta-feira (09), foi realizada na Sala Multiuso “Vereador João Zarinello”, localizada no Paço Municipal “Antônio Almussa”, uma reunião de preparação para o “Dia D de combate à dengue”. O encontro contou com a participação do secretário de Governo, Walter Celline; da Diretora da Vigilância em Saúde, Fábia Tolvo; além de representantes das secretarias de Meio Ambiente, de Segurança Pública e Trânsito (Guarda Civil Metropolitana e Defesa Civil) e de Saúde (Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores).

O objetivo foi o de organizar um mutirão de prevenção à doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os participantes definiram ao longo da manhã as atribuições de cada secretaria, o cronograma de ações e a data do evento, que será realizado no dia 02 de março nos bairros de Sertãozinho com maior incidência de casos positivos. Uma outra ação será realizada posteriormente em Cruz das Posses.

De acordo com a Vigilância em Saúde, desde o início do ano até hoje, 09 de fevereiro, foram registrados 21 casos de dengue, índice considerado baixo comparado a anos anteriores. “Mesmo com pouca incidência da doença, é preciso manter todos os esforços para controle da proliferação do mosquito transmissor”, destaca Fábia Tolvo.

A dengue é uma infecção viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. A melhor forma de prevenir a doença é evitando os criadouros do mosquito, que deposita seus ovos em água limpa e parada. Por isso, evite deixar expostos objetos que acumulem água, como garrafas, baldes, potes sem tampa, pneus, entre outros.

Luciana Nascimento