16 FEV 2024
SERTÃOZINHO REALIZA DIA “D” DE COMBATE A DENGUE
A ação acontecerá no dia 2 de março em bairros com maior ocorrência da doença

A Prefeitura de Sertãozinho realizará, no dia 2 de março, um mutirão de prevenção à dengue. A ação, chamada “Dia D de combate à dengue”, está sendo organizada pela Secretaria de Saúde, com o apoio das secretarias de Governo, Meio Ambiente e Agricultura e de Segurança Pública e Trânsito; e acontecerá no período da manhã, das 8h às 12h, nos bairros de Sertãozinho com maior quantidade de casos positivos.

Para a realização do mutirão, a Prefeitura contará com o apoio de servidores municipais, trabalhadores terceirizados e voluntários. Os locais da ação serão definidos em data mais próxima do evento, de acordo com a quantidade de casos da doença, e serão amplamente divulgados. Em breve, outro mutirão será realizado em Cruz das Posses.

Desde o início do ano até hoje, 16 de fevereiro, foram registradas 300 notificações de casos suspeitos de dengue. Porém, apenas 31 foram confirmados. “A incidência da doença está baixa, comparada a anos anteriores. Porém, devemos levar em conta que pode haver subnotificação”, comenta Fábia Tolvo, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde. “É de extrema importância que os médicos notifiquem todos os casos suspeitos e que a população procure o sistema de saúde se apresentar sintomas da doença. Assim conseguimos mapear os locais com maior quantidade de casos e planejar as ações de prevenção”, destaca Fábia.

SINTOMAS

A dengue é uma infecção viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Os principais sintomas são:

• febre acima de 38 graus que dura de 4 a 7 dias;

• dor no corpo e nas articulações;

• dor de cabeça e no fundo dos olhos;

• manchas avermelhadas na pele;

• dores abdominais;

• sangramento de mucosas, em casos mais graves.

A melhor forma de prevenir a doença é evitando os criadouros do mosquito, que deposita seus ovos em água limpa e parada. Por isso, evite deixar expostos objetos que acumulem água, como garrafas, baldes, potes sem tampa, pneus, entre outros e verifique semanalmente em sua casa os locais de possíveis criadouros.

Luciana Nascimento