28 FEV 2024
DENGUE: MUTIRÃO CONTRA O MOSQUITO ACONTECE NESTE SÁBADO
A ação acontecerá no Jardim Alvorada e na região do Alto do Ginásio, bairros com maior ocorrência da doença

Na manhã do dia 2 de março, a Prefeitura de Sertãozinho realizará um mutirão de prevenção à dengue. É o Dia “D” contra a dengue, que vai abranger os bairros de Sertãozinho com maior quantidade de casos positivos no município. Trata-se de uma ação intersecretarial, envolvendo a participação das secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Agricultura, Governo, de Obras, Conservação e Serviços Públicos e de Segurança Pública e Trânsito.

O mutirão será realizado no Jardim Alvorada, entre as ruas Augusto Bisson, Olidair Ambrósio, Angelo Zamproni e Fioravante Sichieri; e na região do Alto do Ginásio, incluindo os bairros Alexandre Balbo, São Sebastião, Eldorado, Santa Paula, Alto Alegre e Jardim Belo Horizonte. Em breve, outro evento será realizado em Cruz das Posses.

A ação mobilizará 14 caminhões e 88 funcionários, que recolherão materiais inservíveis deixados pelos munícipes nas calçadas. Além disso, 27 agentes comunitários de saúde e 25 agentes de controle de vetores farão busca ativa de criadouros nas residências durante o Dia “D”, que vai acontecer a partir das 8h.

“Pedimos aos moradores dos bairros atendidos que deixem na calçada os materiais que desejam descartar, impreterivelmente, até as 9h da manhã. Só assim conseguiremos garantir o recolhimento de todos os resíduos descartados”, destaca Fábia Tolvo, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

CASOS EM 2024
Desde o início do ano até hoje, foram registradas cerca de 800 notificações de casos suspeitos de dengue. Porém, apenas 45 casos foram confirmados. “Mesmo com baixa incidência, é importante agirmos de forma preventiva, pois pode haver rápida proliferação dos mosquitos e, consequentemente, da doença”, informa Fábia Tolvo.

A melhor forma de prevenir a dengue é evitando os criadouros do mosquito, que deposita seus ovos em água limpa e parada. Por isso, não deixe expostos objetos que acumulem água, como garrafas, baldes, potes sem tampa, pneus, entre outros e verifique semanalmente locais de possíveis criadouros.

Luciana Nascimento