01 MAR 2024
DIA “D” CONTRA A DENGUE ACONTECE AMANHÃ (02)
A ação acontecerá no Jardim Alvorada e na região do Alto do Ginásio, bairros com maior ocorrência da doença, durante a manhã do sábado
Amanhã de manhã, dia 2 de março, a Prefeitura de Sertãozinho realizará o Dia “D” contra a dengue, que vai abranger os bairros de Sertãozinho com maior quantidade de casos positivos no município. Trata-se de uma ação intersecretarial, envolvendo a participação das secretarias de Saúde; Meio Ambiente e Agricultura; Governo; de Obras, Conservação e Serviços Públicos; e de Segurança Pública e Trânsito.

O mutirão será realizado no Jardim Alvorada, entre as ruas Augusto Bisson, Olidair Ambrósio, Angelo Zamproni e Fioravante Sichieri; e na região do Alto do Ginásio, incluindo os bairros Alexandre Balbo, São Sebastião, Eldorado, Santa Paula, Alto Alegre e Jardim Belo Horizonte. Em breve, outro evento será realizado em Cruz das Posses.

A ação mobilizará 14 caminhões e 86 funcionários, que recolherão materiais inservíveis deixados pelos munícipes nas calçadas. Além disso, 27 agentes comunitários de saúde e 25 agentes de controle de vetores farão a busca ativa de criadouros nas residências durante o Dia “D”, que vai acontecer a partir das 8h. A Guarda Civil Metropolitana dará apoio com uma equipe de 20 GCMs.

“Os moradores dos bairros atendidos devem deixar na calçada os materiais que desejam descartar, impreterivelmente, até as 9h da manhã. Só assim conseguiremos garantir o recolhimento de todos os resíduos descartados”, destaca Fábia Tolvo, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

CASOS EM 2024
Desde o início do ano até hoje, foram registradas cerca de 850 notificações de casos suspeitos de dengue. Porém, apenas 50 casos foram confirmados. “Mesmo com baixa incidência, é importante agirmos de forma preventiva, pois pode haver rápida proliferação dos mosquitos e, consequentemente, da doença”, informa Fábia Tolvo.

A melhor forma de prevenir a dengue é evitando os criadouros do mosquito, que deposita seus ovos em água limpa e parada. Por isso, não deixe expostos objetos que acumulem água, como garrafas, baldes, potes sem tampa, pneus, entre outros e verifique semanalmente locais de possíveis criadouros.

Luciana Nascimento