Hoje, 2 de abril, é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 com o objetivo de levar informação à população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que vivem com TEA.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o autismo engloba comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, assim como atividades e interesses restritos que são únicos para cada indivíduo e realizados de forma repetitiva.
Apesar das dificuldades, pessoas com TEA têm aptidões específicas, como uma profunda capacidade de concentração (hiperfoco) e atenção a detalhes. Assim, mesmo aqueles indivíduos que não se comunicam verbalmente podem ter um vasto conhecimento sobre determinados assuntos e se tornarem excelentes profissionais da área que dominam. Por esse motivo, a campanha de 2024 traz o lema: “Valorize as capacidades, respeite os limites”.
CONSCIENTIZAÇÃO
Considerando a necessidade de combater a discriminação e valorizar os indivíduos com autismo, a Prefeitura Municipal de Sertãozinho, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, promove a 1ª JORNADA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO.
O primeiro evento da jornada será a palestra “Autismo: efeitos e possibilidades”. Destinada a toda a população com interesse pela causa do autismo, em especial a educadores, pais, familiares e cuidadores, ocorrerá na próxima terça-feira, dia 9 de abril, no Teatro Municipal “Olympia Faria de Aguiar Adami”, a partir das 9h.
Gratuita, a palestra será ministrada pela Carmen Lucia Martins Ragazzi, atual diretora do Centro Ann Sullivann de Sertãozinho, psicóloga, pedagoga e mestre em educação especial pela UFSCar.
O Teatro Municipal está localizado à Rua Washington Luiz, nº 1.131 – Centro de Sertãozinho.
A Prefeitura de Sertãozinho promove apoio às pessoas autistas e às suas famílias através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, no Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência, que fica localizado à Rua Auad Sader, nº 160 – Jardim Liberdade. O atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone / WhatsApp (16) 3945-3610.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS